Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO FERNANDO PAULO CARRILHO MILANEZ.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO FERNANDO PAULO CARRILHO MILANEZ.
Publicação
Publicação no DCN2 de 12/04/1995 - Página 5090
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FERNANDO PAULO CARRILHO MILANEZ, EX-DEPUTADO, ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu na Paraíba, aos 70 anos de idade, após longa e sofrida enfermidade, o ilustre conterrâneo Fernando Paulo Carrilho Milanez.

Ex-Deputado Estadual, foi Líder do Governo José Américo, de 1951 a 1955, na Assembléia Legislativa da Paraíba, revelando, desde logo, grande habilidade como articulador político e excepcional talento na condução dos debates parlamentares.

Posteriormente, elegeu-se Presidente da Assembléia, tendo, nessa condição, assumido interinamente o Governo do Estado.

No âmbito estadual, exerceu as altas funções de Secretário do Interior e Justiça, Secretário de Segurança Pública, Secretário da Indústria e Comércio, Secretário das Finanças e Secretário-Chefe da Casa Civil do Governador, destacando-se, sempre, na lhaneza de trato e pela probidade e competência.

No âmbito federal, o ex-Deputado Fernando Milanez foi Procurador-Geral e Presidente do então Instituto Ferroviário de âmbito do processo de unificação da Previdência e do INPS. Mas a função mais importante que desempenhou foi a de assessor do ex-Ministro da Justiça do Governo João Goulart, chegando a assumir, interinamente, o Ministério durante o impedimento do seu titular Abelardo Jurema.

Fernando Milanez, pelo seu modo de ser e de agir, era uma autêntica vocação política. Conciliador por natureza, orador fluente, Parlamentar combativo, executivo dinâmico, se não tivesse se afastado das atividades políticas, por amargas decepções, certamente pelo grande valor com que os paraibanos lhe reconheciam, acima dos partidos, teria sido eleito para a Câmara dos Deputados ou, quem sabe, para o Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao registrar o falecimento do ex-Deputado Fernando Milanez, presto-lhe, pela Paraíba, a homenagem que ele bem merece, em meu nome e dos Senadores Ronaldo Cunha Lima e Ney Suassuna, e, bem assim, transmito a sua família, a sua viúva D. Maria de Lourdes Pessoa Milanez, filhos e demais familiares, o nosso profundo sentimento de pesar.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 12/04/1995 - Página 5090