Discurso no Senado Federal

NOTA DO JORNAL 'O GLOBO', EDIÇÃO DE 21 DO CORRENTE, SOBRE O ENVIO DE RELATORIO TECNICO DA PETROBRAS A CAMARA DOS DEPUTADOS, SUGERINDO A INSTALAÇÃO DE SUA NOVA REFINARIA NO ESTADO DO PARA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • NOTA DO JORNAL 'O GLOBO', EDIÇÃO DE 21 DO CORRENTE, SOBRE O ENVIO DE RELATORIO TECNICO DA PETROBRAS A CAMARA DOS DEPUTADOS, SUGERINDO A INSTALAÇÃO DE SUA NOVA REFINARIA NO ESTADO DO PARA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 25/04/1995 - Página 6118
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIVULGAÇÃO, REMESSA, RELATORIO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, DEFINIÇÃO, ESCOLHA, ESTADO DO PARA (PA), INSTALAÇÃO, REFINARIA, PETROLEO.
  • CRITICA, RAIMUNDO BRITO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), AUSENCIA, COMPARECIMENTO, COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, ESCLARECIMENTOS, LOCALIZAÇÃO, REFINARIA, OMISSÃO, REMESSA, RELATORIO, SENADO.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, URGENCIA, OBTENÇÃO, RELATORIO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONFIRMAÇÃO, ESCOLHA, ESTADO DO PARA (PA), INSTALAÇÃO, REFINARIA, PETROLEO.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com surpresa, estou lendo, no jornal O Globo do dia 21, uma chamada na coluna da jornalista Tereza Cruvinel, que diz o seguinte:

      "Reviravolta na disputa pela refinaria do Nordeste. A PETROBRÁS enviou à Comissão de Minas e Energia da Câmara um relatório técnico que muda tudo: nem Pernambuco, nem Ceará, muito menos Maranhão ou Rio Grande do Norte. A opção apontada como a mais viável e também a mais econômica é o Pará."

Sr. Presidente, ao mesmo tempo em que essa notícia nos dá uma enorme alegria e uma enorme satisfação, ela nos traz um constrangimento.

Sabe V. Exª que o Senado Federal já discutiu esta questão neste plenário. O primeiro discurso que fiz nesta Casa foi sobre essa refinaria da PETROBRÁS. No dia 17 de fevereiro, apresentei um requerimento convocando o Ministro das Minas e Energia a vir a esta Casa para uma satisfação; o Líder do PMDB, Senador Jader Barbalho também fez requerimento no mesmo sentido; um terceiro requerimento foi feito no sentido de que o mesmo Ministro e o Presidente da PETROBRÁS fossem fazer um depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal. Abrimos, portanto, mão dos nossos requerimentos; retiramo-los - o Senador Jader Barbalho e eu -, em função do pedido da Liderança de todos os Partidos para que tanto o Ministro quanto o Presidente da PETROBRÁS fossem ouvidos na Comissão de Infra-Estrutura desta Casa. Para a nossa decepção ambos não nos disseram absolutamente nada mais do que sabíamos.

Naquela ocasião, foi feita uma série de perguntas que ficaram sem respostas. Vários Senadores desta Casa, entre eles Geraldo Melo e Edison Lobão, fizeram indagações sobre o que gostaríamos de saber, mas o Sr. Ministro e o Presidente da PETROBRÁS não souberam responder absolutamente nada e ficaram de nos enviar as informações.

Já faz um mês, e, até este momento, nenhuma informação chegou a esta Casa; pelo menos, não tenho conhecimento disso. Agora, recebemos a notícia, pelo jornal O Globo, de que as informações foram passadas à Câmara dos Deputados.

O Senado Federal, que vem tratando dessa questão há mais tempo, merecia tanta consideração do Ministro e do Presidente da PETROBRÁS quanto a Câmara dos Deputados. Daí por que apelo à Presidência desta Casa no sentido de que busque, dentro do menor espaço de tempo possível, o acesso a esse relatório, que - espero - deverá trazer todas as informações para conhecimento dos Srs. Senadores.

Lamento que esse relatório tenha sido enviado à Câmara e não o tenha sido, até o presente momento, ao Senado Federal.

Volto a ressaltar: se o que está nesta notícia é verdadeiro, só tenho muito regozijo em dizer que o Pará e a Amazônia serão beneficiados com o desenvolvimento que irá trazer a construção dessa usina da PETROBRÁS, no Município de Barcarena, no Estado do Pará. Como Senador daquela região estarei lutando, com todas as forças, para que lá se implante essa empreendimento e se integre ao interesse da comunidade e, de um maneira geral, que venha a servir ao nosso desenvolvimento, melhorando a vida de todos os paraenses e amazônidas.

Esta é a minha manifestação, esperando que a Mesa do Senado Federal oficie ao Ministério de Minas e Energia para que, imediatamente, nos envie este relatório. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 25/04/1995 - Página 6118