Discurso no Senado Federal

POSIÇÃO DE S.EXA. FRENTE AS ACUSAÇÕES DE FRAUDES NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 1994, NO ESTADO DA BAHIA.

Autor
Waldeck Ornelas (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Waldeck Vieira Ornelas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • POSIÇÃO DE S.EXA. FRENTE AS ACUSAÇÕES DE FRAUDES NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 1994, NO ESTADO DA BAHIA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 13/04/1995 - Página 5146
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ELOGIO, CHEGADA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), AGRAVO, RECONTAGEM, VOTO, ELEIÇÃO, SENADO, ESTADO DA BAHIA (BA), CRITICA, ADVOGADO, WALDIR PIRES, CANDIDATO, PERDA, ELEIÇÕES, INTERESSE, CONCLUSÃO, DEMANDA.
  • ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, IRREGULARIDADE, ELEIÇÕES, ESTADO DA BAHIA (BA), VITORIA, ORADOR, SENADO.

O SR. WALDECK ORNELLAS - (PFL-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, felizmente esse processo agora chega ao TSE, mediante agravo. Efetivamente, posso afirmar que o Sr. Waldir Pires nunca teve interesse em que essa demanda se concluísse porque precisa manter-se politicamente vivo depois que os baianos, julgando seu desgoverno no Estado, o excluíram da vida pública. Por isso recorreu a embargos, procedeu como os bons advogados - que o Senador Antonio Carlos Magalhães tanto tem denunciado desta tribuna - que postergam as causas indefinidamente. O Sr. Waldir Pires argumentou inicialmente que eu obtive mais votos do que o Sr. Antonio Carlos Magalhães em pouco mais de 1.400 urnas. E vejo que o PT é reincidente porque na Câmara Federal já havia sido levantada essa questão.

Senador Eduardo Suplicy, é tremendamente anti-democrático; raciocine sobre isso e sobre a gravidade da posição que V. Exª acaba de defender. É da essência da democracia que um candidato tenha o direito de obter mais votos que o outro. Ao se inscreverem os candidatos não se sabe a priori quem serão os eleitos. O PT precisa ter mais cuidado porque já na Câmara dos Deputados o Sr. Eduardo Jorge assumiu essa bandeira. Chamo a atenção de V. Exª para refletir sobre esse assunto.

Sr. Presidente, obtive mais votos que o Sr. Antonio Carlos Magalhães em 1.413 urnas. O processo do Sr. Waldir Pires só se refere a 1.410 porque houve três em que os fatos eram inexplicáveis: Antonio Carlos Magalhães, com a liderança que tem na Bahia, não obteve votos nessas três urnas. Foram excluídas da causa porque o advogado não tem como explicar. Venci com diferença de um voto por três em 70% das urnas distribuídas em mais de 200 Municípios da Bahia. É, por conseguinte, um resultado perfeitamente normal.

Repito: o processo chegou finalmente ao Tribunal Superior Eleitoral, depois de tão postergado pelas ações do advogado do Sr. Waldir Pires, e poderemos ter, afinal, o julgamento dessa questão.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 13/04/1995 - Página 5146