Discurso no Senado Federal

LANÇAMENTO OFICIAL DA HIDROVIA ARAGUAIA/TOCANTINS, QUE VAI PROPORCIONAR REVIGORAMENTO DA ECONOMIA REGIONAL E EXPECTATIVA DA MELHORIA SOCIAL NA REGIÃO.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • LANÇAMENTO OFICIAL DA HIDROVIA ARAGUAIA/TOCANTINS, QUE VAI PROPORCIONAR REVIGORAMENTO DA ECONOMIA REGIONAL E EXPECTATIVA DA MELHORIA SOCIAL NA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 04/05/1995 - Página 7286
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, MUNICIPIO, NOVA XAVANTINA (MT), BARRA DO GARÇAS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTICIPAÇÃO, MARCIO LACERDA, VICE-GOVERNADOR, MAGUITO VILELA, SIQUEIRA CAMPOS, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), DISCUSSÃO, ATO OFICIAL, LANÇAMENTO, HIDROVIA, RIO ARAGUAIA, RIO TOCANTINS, INCENTIVO, ACELERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as cidades de Nova Xavantina e Barra do Garças, em meu estado de Mato Grosso, serviram para uma histórica reunião de expressivas lideranças políticas, em torno do lançamento oficial da Hidrovia Araguaia/Tocantis, ligando este primeiro município ao porto de Arraia, em Tocantis, o que vai proporcionar amplo revigoramento da economia regional e expectativa de melhoria social para toda a população, sempre carente da presença e do apoio dos governos.

Aquele 28 de abril reuniu três governadores, dos estados de Mato Grosso, Marcio Lacerda - Vice-Governador, no exercício na titularidade -, de Goiás, Maguito Vilela, e de Tocantis, Siqueira Campos, e a maioria das bancadas federais destes estados vizinhos, na primeira efetiva demonstração de unidade política em torno dos interesses comuns da Região Centro-Oeste.

Esta demonstração de maturidade da classe política em superar dificuldades e se aglutinar em torno de uma proposta comum capaz de acelerar o desenvolvimento regional foi outro grande feito histórico que merece ser destacado e registrado nesta Casa.

Naquela ocasião ficou decidido a realização de um seminário, no próximo dia 17 de maio, em Brasília, com a presença de todas estas lideranças e suas equipes técnicas, acrescidas da representação política dos demais estados da Região Centro-Oeste, para juntos elaborarmos um programa comum de desenvolvimento regional a ser entregue ao Presidente da República, em atendimento a sua solicitação a mim dirigida em recente reunião de trabalho no Palácio Alvorada.

Neste mesmo dia, em bloco, deveremos visitar sua Excelência o Presidente Fernando Henrique Cardoso para agendar a instalação de seu governo em Cuiabá, também conforme o entendimento preliminar firmado a propósito da citada reunião de trabalho e já de conhecimento geral da Nação, quando então faremos a entrega deste programa que, uma vez adotado pelo Governo Federal, demonstrará ao país o quanto a Região Centro-Oeste pode contribuir para o esforço nacional, aumentando a produção e ampliando a oferta de emprego e renda, corrigindo distorções e desequilíbrios regionais.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 04/05/1995 - Página 7286