Discurso no Senado Federal

VISITA QUE SERA REALIZADA AMANHÃ PELO MINISTRO ODACIR KLEIN, PARA LANÇAR AS OBRAS DO PORTO DE NOVA XAVANTINA, QUE DA INICIO A HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • VISITA QUE SERA REALIZADA AMANHÃ PELO MINISTRO ODACIR KLEIN, PARA LANÇAR AS OBRAS DO PORTO DE NOVA XAVANTINA, QUE DA INICIO A HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 28/04/1995 - Página 6735
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, VISITA OFICIAL, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), INAUGURAÇÃO, PORTO FLUVIAL, MUNICIPIO, NOVA XAVANTINA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INICIO, UTILIZAÇÃO, HIDROVIA, RIO ARAGUAIA, RIO TOCANTINS.
  • PROTESTO, CARENCIA, RECURSOS FINANCEIROS, CONCLUSÃO, HIDROVIA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), MANIFESTAÇÃO, CLASSE PRODUTORA, AMBITO REGIONAL, CONFIANÇA, GOVERNO FEDERAL, GARANTIA, CONTINUAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, OBRA PUBLICA, RELEVANCIA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO.
  • INFORMAÇÃO, ORADOR, ACOMPANHAMENTO, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), SOLENIDADE, MUNICIPIO, BARRA DO GARÇA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Pronuncia o seguinte o discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que toda região do Araguaia, compreendendo parte do meu Estado de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, recebe amanhã a visita oficial do nosso ilustre companheiro de partido, Ministro de Estado dos Transportes, Odacir Klein, para lançar as obras do Porto de Nova Xavantina e dar início ao primeiro embarque fluvial da Hidrovia Araguaia/Tocantins.

De grande importância e quase uma verdadeira redenção para toda a região que assiste boa parte do grande esforço promovido pelos colonizadores que ali se instalaram se perderem pela ausência de vias de escoamento da produção, a hidrovia Araguaia/Tocantins já nasce carecendo de recursos para sua completa implementação.

Os cinco milhões de reais disponíveis no atual exercício, cuja prioridade de aplicação já nos foi assegurada por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, não são suficientes e estudos do próprio Ministério dos Transportes indicam a necessidade de mais sete milhões de reais para garantir a navegabilidade total por doze meses e em segurança deste o Rio das Mortes, a partir de Nova Xavantina, até o Porto de Arraia, em Tocantins.

A iniciativa privada já respondeu ao apelo do Governo e em parceria prepara-se para construir portos e armazéns, e toda classe produtora da área de influência desta importante região do Brasil tem a certeza que o Governo Federal garantirá os recursos complementares necessários ainda este ano.

Além da solenidade de Nova Xavantina, terei a satisfação de acompanhar o ilustre Senhor Ministro noutra homenagem, a ser conferida pelas autoridades e população do Município de Barra do Garças, mais estruturado ponto do território mato-grossense desta hidrovia, sob comando do Prefeito Wilmar Peres de Farias.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 28/04/1995 - Página 6735