Fala da Presidência no Senado Federal

FALA ASSOCIATIVA AS HOMENAGENS AO ANIVERSARIO DA VITORIA ALIADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALA ASSOCIATIVA AS HOMENAGENS AO ANIVERSARIO DA VITORIA ALIADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 09/05/1995 - Página 7837
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, OFICIAL GENERAL, EMBAIXADOR, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, COMEMORAÇÃO, VITORIA, FORÇAS ALIADAS, HOMENAGEM, COMBATENTE, FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA (FEB), SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Antes de encerrar esta sessão, desejo, em nome do Senado Federal, agradecer o prestígio que deu a esta solenidade a presença dos Srs. Ministros Benedito Leonel, Eduardo Jorge, Clóvis Carvalho, Francisco Weffort, General Gilberto representante do Ministro do Exército, a dos Srs. Embaixadores que aqui se encontram, especialmente dos Embaixadores dos Estados Unidos da América, da Rússia, da França e de todos os países que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Agradeço também a presença dos ex-combatentes que deram a esta solenidade a visão da História, aqueles bravos brasileiros que participaram dessa luta, pedaço marcante da história da humanidade. Agradeço a presença de todas as autoridades que prestigiam esta solenidade.

Hoje, sem dúvida, o mundo não comemora somente o fim de uma guerra, não comemora o fim da vitória das armas aliadas sobre as forças do nazi-fascismo. Como aqui foi bem acentuado pelos oradores, que falaram em nome do Senado, o fim da Segunda Guerra Mundial representa o fim de uma etapa da humanidade; o fim da Segunda Guerra Mundial representa o início de uma era de paz, de cooperação entre as nações, de solidariedade entre os homens.

Na Primeira Guerra, a tecnologia, a ciência e a técnica bélicas foram colocadas a serviço de uma ideologia totalitária que desejava impor ao mundo e aos homens um estilo de vida, baseado justamente na perda da liberdade e na supremacia de raças.

Hoje, vivemos um mundo aberto pela vitória da Segunda Guerra Mundial, um mundo do fim das ideologias, um mundo que vislumbra um grande período de paz para a humanidade, firmado justamente nos valores que emergiram do conflito da Segunda Guerra Mundial: os valores da democracia, os valores da solidariedade humana, os valores que nos unem, na certeza de que o destino da aventura humana, na face da terra, só podem se completar sob as bençãos de Deus e sob o trabalho e a solidariedade entre todos os homens de todos os países, de todas as raças e de todas as crenças.

Quero, também, recordar, aqui, numa homenagem mais do que justa, a gratidão de toda a humanidade a todos aqueles que tombaram na Segunda Guerra Mundial, especialmente aos brasileiros que ali morreram e que levaram, em nome deste País, a vocação desta terra para um grande destino histórico.

O Brasil foi o único país do sul do Continente - fora os Estados Unidos - a participar da Segunda Guerra Mundial, já sabendo do seu destino, da sua participação histórica, da sua necessidade de estar sempre ao lado das grandes causas, como estivemos através dos bravos que ali lutaram, dos grandes que ali morreram.

Quero agradecer, mais uma vez e, talvez, em maior grandeza, aos ex-combatentes que aqui estão, guardando na sua velhice, na sua recordação, nas suas condecorações, uma etapa importante da História da humanidade e do Brasil.

Em minha homenagem a todos, eu gostaria de enaltecer, especialmente na figura do General Darcy Lázaro, que está aqui presente, o mais antigo de todos os combatentes, o heroísmo das Forças Armadas do Brasil que, mais uma vez, a serviço do povo brasileiro, atravessaram o Atlântico, lutaram na Itália, derramaram o seu sangue e voltaram para esta terra para segurar os ideais de liberdade que nós haveremos de assegurar até o fim de todos os tempos, enquanto viver este País, que será eterno, para sempre.

Muito obrigado pelo presença de todos.

Para finalizar esta sessão, peço que, de pé, numa homenagem aos nossos combatentes, ouçamos a Marcha do Expedicionário.

(É executada a Marcha do Expedicionário)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 09/05/1995 - Página 7837