Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTO A VEREADORA WILDES CARVALHO PELA APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO, MANIFESTANDO PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO A SANIDADE DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA NO ESTADO DE RONDONIA.

Autor
Odacir Soares (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA. SAUDE.:
  • CUMPRIMENTO A VEREADORA WILDES CARVALHO PELA APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO, MANIFESTANDO PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO A SANIDADE DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA NO ESTADO DE RONDONIA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 17/05/1995 - Página 8345
Assunto
Outros > PECUARIA. SAUDE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, WILDES GOMES RIBEIRO SOARES CARVALHO, VEREADOR, ENCAMINHAMENTO, DOUGLAS SALLES, PREFEITO, MUNICIPIO, PIMENTA BUENO (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, EXISTENCIA, FUNCIONAMENTO, SERVIÇO, FISCALIZAÇÃO, HIGIENE, ABATE, COMERCIALIZAÇÃO, CARNE BOVINA, MOTIVO, OCORRENCIA, EPIDEMIA, BRUCELOSE, REGIÃO, AMEAÇA, CONTAMINAÇÃO, POPULAÇÃO.

O SR. ODACIR SOARES (PFL-RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, graças à atenciosa deferência do Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, no Estado de Rondônia, Vereador Elias Josias da Silva, acabo de receber cópia de um requerimento da atuante vereadora Wildes Gomes Ribeiro Soares Carvalho, da bancada do PFL naquela casa legislativa, que reflete, de forma exemplar, a elogiável preocupação da ilustre requerente pela preservação da saúde pública em Pimenta Bueno.

Efetivamente, a zelosa vereadora, ao tomar conhecimento de que um surto de brucelose estaria grassando em alguns rebanhos da região, sentiu avolumarem-se suas preocupações relativas à saúde dos moradores de Pimenta Bueno, ante os rumores lá propalados de que peças bovinas infectadas pela brucelose estariam sendo abatidas e comercializadas, na cidade, sem maiores cuidados sanitários.

Diga-se, de passagem, que Pimenta Bueno está situada no eixo de uma região onde se manifesta mais intensa a atividade agropecuária do Estado.

É natural, pois, que à vista desses rumores e temerosa de que os consumidores locais possam vir a ser contaminados pela doença, em virtude seja do consumo da carne, seja da ingestão do leite de animais infectados, logo diligenciou, junto a seus pares, a aprovação de um oportuno requerimento de informações ao digno Prefeito Municipal de Pimenta Bueno, Sr. Douglas Salles, no qual são solicitadas amplas informações sobre os itens que seguem:

- existência e funcionamento, no município, de serviço voltado para a fiscalização da higiene a ser observada no abate e na comercialização de carne bovina;

- número de pessoas que trabalham no setor, assim como respectivos horários e locais de trabalho;

- eficiência das práticas e métodos adotados para tais fins, assim como adequação dos materiais e instrumentos nele utilizados;

- fiscalização dos rebanhos, registro e controle de possíveis ocorrências sanitárias;

- providências que seriam adotadas pela Prefeitura, em caso de resposta negativa a um ou a mais itens dentre os constantes do citado requerimento.

Devo registrar, ainda, como um sintoma gratificante do acompanhamento, pelas lideranças municipais, de minha atuação permanente em favor dos interesses e reclamos de meu Estado que, no documento que venho comentando, a dinâmica vereadora Wildes Carvalho, solicitou, concomitantemente, que a Presidência da Câmara de Pimenta Bueno oficiasse ao "Exmo. Sr. Senador Odacir Soares e à nobre Deputada Marinha Raupp para dizer da possibilidade da instalação de um posto de fiscalização federal em nossa cidade."

Sr. Presidente, Srs. Senadores, ao registrar o episódio, que tanto relevo empresta ao zelo de Wildes Carvalho pela saúde de seus munícipes, quero cumprimentá-la, sublinhando a oportunidade e a inteira procedência de suas preocupações em relação à sanidade e higidez da carne bovina comercializada no município que a elegeu vereadora.

Num mundo globalizado como o contemporâneo, vão-se multiplicando os riscos de propagação rápida de toda a sorte de doenças, em razão da intensificação dos intercâmbios humanos e em virtude da fragilização das barreiras sanitárias levantadas para minimizar os efeitos negativos que podem resultar desse trânsito intenso de pessoas para além das fronteiras de seus países.

Nunca serão exagerados os cuidados com a higiene pública e com a fiscalização de alimentos oferecidos às populações.

O pânico ou o estado de alerta que sucedeu às primeiras notícias sobre os efeitos devastadores do temível vírus "Ebola", no Zaire, aí está para comprovar que o zelo da nobre vereadora está longe de ser extremado.

Por isso, junto com meus cumprimentos, levo-lhe, também, a informação de que estou remetendo cópia de seu requerimento aos técnicos e responsáveis pelo setor de Sanidade Animal da Delegacia do Ministério da Agricultura em Rondônia, assim como para os técnicos do Departamento da produção Animal(DPA), da SEAGRI do Estado, a fim de que, neste particular, prestem toda a assistência ao povo e às autoridades municipais de Pimenta Bueno.

É o que espero Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 17/05/1995 - Página 8345