Pronunciamento de Carlos Wilson em 10/05/1995
Discurso no Senado Federal
APELO AO SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUE COMPARECERA A REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SUDENE, PARA QUE TOME A DECISÃO POLITICA CONCERNENTE A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS DE UM GRANDE NUMERO DE IMPORTANTES OBRAS HIDRICAS, PARALISADAS ATUALMENTE.
- Autor
- Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
- Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- APELO AO SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUE COMPARECERA A REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA SUDENE, PARA QUE TOME A DECISÃO POLITICA CONCERNENTE A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS DE UM GRANDE NUMERO DE IMPORTANTES OBRAS HIDRICAS, PARALISADAS ATUALMENTE.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 11/05/1995 - Página 8028
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, COMPARECIMENTO, REUNIÃO, CONSELHO DELIBERATIVO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), DECISÃO, NATUREZA POLITICA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ADUTORA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, pretendo fazer hoje, desta Tribuna, um apelo ao Presidente Fernando Henrique Cardoso. Sua Excelência irá, no próximo dia 19, à reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), um órgão criado pelo saudoso Presidente Juscelino Kubitschek, por inspiração de outro eminente brasileiro economista Celso Furtado, para equacionar e resolver, de modo definitivo, os problemas do Nordeste. Terá, ali, o cenário perfeito para um grande gesto a marcar as diretrizes verdadeiramente inovadoras de seu Governo.
Existe no Nordeste - e V. Exªs, principalmente os representantes da Região conhecem muito bem esse problema - um grande número de importantes obras hídricas que, por absoluta falta de decisão política, se encontram paralisadas. Sofreram, como se sabe, cortes totais nas verbas orçamentárias que lhes estavam destinadas no Orçamento Geral da União para o presente exercício.
Em Pernambuco, por exemplo, existe uma obra de suma importância para a população do sertão, vítima constante do fenômeno da seca. Trata-se da Adutora do Oeste, que poderá beneficiar, em curto espaço de tempo, uma população de cerca de 300 mil pessoas com abastecimento permanente de água.
Em sua primeira etapa - o Subsistema Orocó/Araripina -, cuja extensão atinge 448,5 km, a adutora servirá 25 Municípios, entre os quais Araripina, Ouricuri e Trindade, e 149 distritos, vilas e povoados do oeste pernambucano, tais como Santa Rita e Morais. O seu custo estimado é de R$ 52,5 milhões. A segunda etapa compreende o Subsistema Petrolina/Afrânio e atenderá a 15 Municípios e 130 povoados, ao longo de seus 328 quilômetros de extensão.
Essa obra, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, representa a possibilidade de uma nova vida para as pessoas daquela região do meu Estado. E o anúncio, pelo Presidente Fernando Henrique, da efetiva continuidade dessa ou de qualquer outra obra hídrica no Nordeste seria sinal inequívoco de sua intenção de resolver dois graves problemas nacionais: o das obras inacabadas e o da seca no semi-árido nordestino.
Com esse gesto, Sua Excelência confirmaria disposição governamental já anunciada de que não haverá obras novas no Brasil enquanto não forem concluídas as que estão em curso.
Espero que o Presidente Fernando Henrique aproveite essa oportunidade ímpar para, já no início de seu mandato, com esse gesto a um só tempo singelo e profundamente significativo, marcar claramente os rumos de seu Governo na direção do desenvolvimento econômico e do resgate social do Nordeste.
Muito obrigado.