Discurso no Senado Federal

ENCAMINHANDO A MESA, REQUERIMENTO SOLICITANDO HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR ORLANDO ZANCANER.

Autor
Pedro Piva (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Pedro Franco Piva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ENCAMINHANDO A MESA, REQUERIMENTO SOLICITANDO HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR ORLANDO ZANCANER.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/05/1995 - Página 8037
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, HOMENAGEM POSTUMA, ORLANDO ZANCANER, EX SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. PEDRO PIVA (PSDB-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, de acordo com o disposto no art. 218 do Regimento Interno da Casa, requeiro a inserção em ata de um voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Orlando Zancaner.

Sr. Presidente, comunico o falecimento, ocorrido nessa madrugada, de um homem que honrou esta Casa e dignificou o Estado de São Paulo como seu representante, o Senador Orlando Zancaner.

Por mais de três décadas de vida pública, Orlando Gabriel Zancaner foi Vereador e Vice-Prefeito da cidade paulista de Catanduva, Deputado Estadual por três mandatos, Presidente da Assembléia Legislativa, Senador da República, Secretário Estadual de Turismo e Secretário Estadual de Cultura e Esportes. Por último, exerceu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, do qual também foi Presidente.

Nascido em 18 de março de 1923, Orlando Zancaner foi uma vocação de homem público que se revelou já na Faculdade do Largo de São Francisco, onde se formou em Direito.

Com a morte de Orlando Zancaner, o Senado perde um dos seus mais ilustres membros; e São Paulo perde um político cujas marcas foram a capacidade de trabalho, a coragem e a determinação.

Na condição de representante de São Paulo, e em nome dos meus colegas Eduardo Suplicy e Romeu Tuma, não poderia deixar passar este dia sem que se registrasse nos Anais do Senado a expressão de pesar pela morte de Orlando Zancaner. Pesar que, certamente, é compartilhado por todo o povo do nosso Estado e também por esta Casa.

Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para informar a V. Exª e ao Plenário que estou encaminhando à Mesa requerimento para a inserção em Ata de voto de pesar pelo falecimento de Orlando Zancaner, nos termos do art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/05/1995 - Página 8037