Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DA VENEZUELA NO MERCOSUL.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • PARTICIPAÇÃO DA VENEZUELA NO MERCOSUL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1995 - Página 8408
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, OBJETIVO, INTEGRAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, retornei há poucas horas, juntamente com o Embaixador Luiz Felipe Lampréia, de encontro realizado em São Paulo, patrocinado pelo Governo da Venezuela, que discute a participação daquele País no MERCOSUL.

Gostaria de falar à Casa da importância desse encontro, que contou com a presença dos chanceleres de todos os países que compõem o MERCOSUL, que debateram com segmentos governamentais e empresariais a importante participação da Venezuela e, no futuro, do Grupo Andino, no MERCOSUL.

Nesse encontro, tomamos conhecimento da posição do governo venezuelano, manifestada pelo Chanceler Miguel Angel Burelli Rivas, de que até o dia 30 de junho estará discutindo e apresentando as condições para que seja assinado, ainda este ano, o acordo de livre comércio entre a Venezuela e o MERCOSUL.

Esse acordo é fundamental para a Amazônia Ocidental, para o Estado de Roraima, que represento, e para o Estado do Amazonas. É o primeiro passo para a entrada da Venezuela no MERCOSUL e representa não só o incremento das relações comerciais entre a Venezuela, a Amazônia Ocidental e o MERCOSUL, mas também a possibilidade da solução imediata da questão energética, através da construção da linha de transmissão de Guri, na Venezuela, até Manaus, dotando aquela capital e Roraima de uma solução, na área da energia, estável e permanente. Representam também o acordo e a entrada da Venezuela no MERCOSUL a decisão política do rápido asfaltamento da BR-174.

Por conta disso, Sr. Presidente, gostaria de comunicar à Casa e ressaltar aqui o importante trabalho desenvolvido pelo Ministro Luiz Felipe Lampréia para agilizar esses entendimentos e fazer com que esse passo seja dado para que a entrada da Venezuela no MERCOSUL se dê no menor tempo possível.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1995 - Página 8408