Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA ELEIÇÃO DE D.LUCAS MOREIRA NEVES PARA PRESIDENTE DA CNBB.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGOZIJO PELA ELEIÇÃO DE D.LUCAS MOREIRA NEVES PARA PRESIDENTE DA CNBB.
Publicação
Publicação no DCN2 de 23/05/1995 - Página 8594
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ELEIÇÃO, LUCAS MOREIRA NEVES, CARDEAL, PRESIDENCIA, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo congratular-me com o clero brasileiro e com a própria Nação pela eleição de D. Lucas Moreira Neves para Presidente da CNBB.

Tenho certeza de que o Cardeal Primaz do Brasil, Arcebispo de Salvador, cumprirá sua missão como grande sacerdote, como tem feito até o momento, servindo à causa de Deus e dos homens em nossa terra.

Tem sido o prelado brasileiro uma figura de maior destaque na Igreja do nosso País. Sem dúvida, a sua atuação é de grande valor não só para a Igreja, mas também para todo o Brasil, levando até ao Vaticano a força dos católicos brasileiros.

Sem dúvida, D. Lucas é uma figura querida pelo Santo Padre e, por isso mesmo, poderá imprimir, como desejam os brasileiros, uma linha de evangelização, que, há muito tempo, faltava na CNBB.

Por isso, há uma alegria entre os católicos que acreditam que D. Lucas possa alcançar a justiça social fazendo com que a doutrina católica prevaleça e que os lares brasileiros possam novamente receber um trabalho importante de evangelização.

A Igreja não se divide; ao contrário, poderá unir-se com D. Lucas Moreira Neves, porque este não é conservador nem progressista. Ele é um Bispo que sabe cumprir a sua missão de bem servir à causa de Deus.

É por isso que me senti muito à vontade de trazer ao Senado Federal essa comunicação em relação ao Arcebispo da Bahia, que veio de São João Del-Rei e, sobretudo, do Vaticano, com a missão de bem servir aos católicos do Brasil.

D. Lucas será, sem dúvida, na Presidência da CNBB, um homem a serviço não apenas da Igreja, que está precisando de padres que evangelizem, mas a serviço dos homens mais humildes do Brasil.

Muito obrigado a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 23/05/1995 - Página 8594