Discurso no Senado Federal

ESCLARECE, NA CONDIÇÃO DE LIDER DO GOVERNO, QUE AS TROPAS DO EXERCITO APENAS GARANTIRAM A REPOSIÇÃO DOS TURNOS.

Autor
Elcio Alvares (PFL - Partido da Frente Liberal/ES)
Nome completo: Élcio Alvares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • ESCLARECE, NA CONDIÇÃO DE LIDER DO GOVERNO, QUE AS TROPAS DO EXERCITO APENAS GARANTIRAM A REPOSIÇÃO DOS TURNOS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 25/05/1995 - Página 8652
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • ELOGIO, POSIÇÃO, PEDRO SIMON, SENADOR, DEFESA, AUTORIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, GREVE, TRABALHADOR, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
  • ESCLARECIMENTOS, INTERPELAÇÃO, JORNALISTA, AUSENCIA, INVASÃO, TROPA, NECESSIDADE, PRESENÇA, EXERCITO, GARANTIA, REPOSIÇÃO, REVEZAMENTO, TRABALHADOR, REFINARIA.

O SR. ELCIO ALVARES (PFL-ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas retorno, pela menção ao meu discurso. 

Tenho pelo Senador Pedro Simon o mais profundo respeito, sei da seriedade de S. Exª. Em nenhum momento afirmei - deixo isso muito claro - que o Senador Pedro Simon teria dito que foi um ato de violência. Apenas disse que estava correndo a versão. E é verdadeira! Inclusive, elementos da imprensa abordaram-me no corredor, perguntando como teria sido essa violência de invasão. E evidentemente configurou o estado de espírito.

A posição de V. Exª, Senador Pedro Simon, como sempre, foi de profunda cautela e de absoluto patriotismo. V. Exª preocupado, como todos nós estamos preocupados, e eu seria incapaz de dizer que nas suas palavras, tão patrióticas, como foram as do Senador Esperidião Amin, estariam embutidas insinuações de violência.

Apenas deixo claro, porque em contatos que mantive com elementos de imprensa, ao me deslocar da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania até este plenário, fui indagado sobre a invasão das tropas do Exército nas refinarias.

Evidentemente, a idéia que se tem quando as tropas do Exército estão dentro de uma refinaria é de que houve uma invasão.

Mais uma vez, esclareço, na condição de Líder do Governo, que as tropas do Exército apenas garantiram a reposição dos turnos necessários.

Faço esse registro para homenagear o Senador Pedro Simon, por quem tenho o mais profundo respeito e admiração, e para deixar claro que a posição do Governo foi de serenidade, porém com profunda autoridade. Neste momento, há que prevalecer, realmente, a autoridade do Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 25/05/1995 - Página 8652