Discurso no Senado Federal

INSATISFAÇÃO COM A INTERFERENCIA DO MINISTRO DOS ESPORTES NA CONTRATAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL DIEGO MARADONA.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPR - Partido Progressista Reformador/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • INSATISFAÇÃO COM A INTERFERENCIA DO MINISTRO DOS ESPORTES NA CONTRATAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL DIEGO MARADONA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 24/05/1995 - Página 8625
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • PROTESTO, VONTADE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO, ESPORTE, CONTRATAÇÃO, DIEGO MARADONA, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, USUARIO, COCAINA, PREJUIZO, JUVENTUDE, BRASIL, SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPR-MA. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o nosso Partido está hoje engajado na luta do Presidente da República. Assim sendo, entendo que é nosso dever pedir a atenção do Presidente para assuntos que consideramos importantes.

Ninguém deixa de ser Ministro a não ser se pedir demissão do Ministério. Sendo Ministro, tudo o que fizer estará fazendo como Ministro do Governo.

Por meio da imprensa, estamos tomando conhecimento de que o Ministro dos Esportes está procurando quem o ajude a importar o jogador Diego Maradona, internacionalmente conhecido como usuário de cocaína.

Ora, Sr. Presidente, não me parece que essa seja uma imagem que deva ser passada para os nossos jovens. Fala-se que será um contrato de trinta meses, em que a Pelé Esportes e Marketing irá explorar a imagem do craque argentino. Qual imagem? De jogador de futebol ou de usuário de cocaína?

Este meu pronunciamento é um apelo ao Presidente da República no sentido de que aconselhe o seu Ministro para que isso não ocorra, para que a nossa juventude acredite que deve ser cuidado e homenageado o bem, e não o mal.

Já existe um projeto que pretende descriminalizar o uso da maconha. Se a Pelé Esportes e Marketing trouxer para cá o Sr. Diego Maradona, que sabe jogar bola, mas que não é um bom exemplo para a nossa juventude, estará cometendo um erro. Isso não dirá bem de um Governo que quer acertar, de um Governo que faz questão de ser respeitado, o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Somos contra a violência praticada contra o Presidente. Somos também contra a violência de endeusar, neste País, um homem que foi punido, a nível internacional, pelo uso de drogas.

Essas minhas palavras, Sr. Presidente, não são de críticas ao Governo, mas, ao contrário, para que sirvam de colaboração, porque tenho a certeza de que, se o Presidente meditar e chamar a atenção do seu Ministro, tal fato não acontecerá no Brasil. Estamos torcendo para que fatos dessa natureza não ocorram nunca em nossa Pátria, pois queremos exatamente o bem da nossa juventude.

Era o que eu tinha a dizer. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 24/05/1995 - Página 8625