Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS AO DISCURSO DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SOBRE A FUNÇÃO DO PFL NO ATUAL GOVERNO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • COMENTARIOS AO DISCURSO DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SOBRE A FUNÇÃO DO PFL NO ATUAL GOVERNO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 01/06/1995 - Página 9276
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • RESPOSTA, ORADOR, CRITICA, AUTORIA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, RELAÇÃO, IMPUTAÇÃO, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), RESPONSABILIDADE, EXISTENCIA, POBREZA, PAIS.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIVULGAÇÃO, IGUALDADE, VOTAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), NECESSIDADE, SOLUÇÃO, DIVERGENCIA, PLENARIO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Como Líder. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Senador Antonio Carlos Magalhães, ao final de seu pronunciamento, acredito que me entendeu mal, porque aquilo que observei a S. Exª são termos construtivos de quem justamente quer que o Presidente Fernando Henrique Cardoso e seu Governo tenham uma atitude de grandeza com respeito aos petroleiros, com respeito ao impasse que estamos vivendo.

É fato que o procurei inúmeras vezes, inclusive hoje, porque acredito que, como um dos principais membros do PFL, e dado o peso de sua voz junto ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, considero que ele tem um poder muito grande, sendo capaz de colaborar para que consigamos superar o impasse que está vivendo a Nação.

Não considero adequado que se observe que a pobreza do País é culpa da Central Única dos Trabalhadores. Pode ter, Senador Antonio Carlos Magalhães, a Central Única dos Trabalhadores cometido alguns erros na sua trajetória, mas trata-se de uma entidade com pouco mais de 10 anos, que tem tido o propósito de reunir os interesses dos trabalhadores e daqueles que tantas vezes não tiveram condições de colocar bem a sua voz perante as pessoas que tanto poder têm neste País.

E é importante - renovo o apelo ao PFL, ao Senador Antonio Carlos Magalhães, para que venhamos a superar este obstáculo nos termos mais altos. Em relação a qualquer divergência que possamos ter aqui no plenário entre o PT e o PFL, gostaria de relembrar um fato que nem sempre é observado, mas ainda o Jornal do Brasil salientou nas Coisas de Política, de Maurício Dias, na última segunda-feira, que o PT teve praticamente, em 1994, a mesma votação que o PFL. Por distorção do sistema político presente é que o PFL, com 5.873.370 votos teve praticamente o dobro de Deputados Federais que o Partido dos Trabalhadores, com 5.859.354 votos.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 01/06/1995 - Página 9276