Discurso no Senado Federal

ENCONTRO DOS REPRESENTANTES DO CENTRO-OESTE COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DA REGIÃO.

Autor
José Roberto Arruda (PP - Partido Progressista/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ENCONTRO DOS REPRESENTANTES DO CENTRO-OESTE COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 08/06/1995 - Página 9857
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, SENADO, PARTICIPAÇÃO, GOVERNADOR, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, BANCADA, REGIÃO CENTRO OESTE, REITOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DE GOIAS (GO), DISTRITO FEDERAL (DF), DISCUSSÃO, PLANO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO, VIABILIDADE, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, PAIS, ENCAMINHAMENTO, RESUMO, CONCLUSÃO, ESTUDO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PP-DF. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, pela manhã, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, houve uma reunião extremamente importante para o País e, particularmente, para a Região Centro-Oeste. Com a presença dos sete Governadores dessa Região e praticamente todos os representantes, Senadores e Deputados Federais, a Bancada parlamentar da Região, reitores das Universidades dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, discutiu-se o Plano de Desenvolvimento Econômico do Centro-Oeste brasileiro.

E agora, Sr. Presidente, às 15h30min, teremos uma audiência com o Presidente da República. Os Governadores dessas sete Unidades da Federação, os ex-Governadores Carlos Bezerra e Iris Rezende, que lideram o movimento, e todos nós, da Bancada do Centro-Oeste brasileiro, Senadores e Deputados Federais, estaremos levando ao Presidente da República um resumo das conclusões dos estudos realizados pela Secretaria de Planejamento dos sete Estados.

Estaremos levando a Sua Excelência idéias objetivas para esse desenvolvimento econômico do Centro-Oeste, mas, sobretudo, o pensamento de que não se pode mais cometer o equívoco de centralizar um novo modelo de desenvolvimento para o País nos Estados do Sul e Sudeste em detrimento dos Estados das regiões mais pobres. As desigualdades regionais neste País só vão diminuir no instante em que um projeto de desenvolvimento regional - como esse que está sendo discutido hoje aqui no Congresso Nacional - coordenado pelo Governo Federal, possa merecer atenções e ações objetivas e integradas da parte do Governo Federal, Governos estaduais e municipais. Dessa forma, o Centro-Oeste brasileiro, que tem condições econômicas próprias para sediar um novo modelo de desenvolvimento, poderá efetivamente cumprir o seu papel nesta circunstância histórica em que vive o Brasil.

Como Senador eleito por Brasília, estou extremamente feliz no dia de hoje por ver os sete Governadores e a Bancada parlamentar, defendendo, independentemente de cores partidárias e ideológicas, uma mesma causa, que tem a sua origem histórica na construção de Brasília. O Presidente Juscelino Kubitschek, quando construiu Brasília, não pretendia apenas uma cidade bonitinha para ser capital do País, mas muito mais do que isso: pretendia plantar aqui, no centro do País, um pólo de interiorização do nosso desenvolvimento, que, todavia, ainda não se consumou.

Lembro também aos Srs. Senadores da Região Centro-Oeste, que estão aqui no plenário ou em seus gabinetes, que não faltem a essa audiência com o Presidente, agora, às 15h30min, no Palácio do Planalto. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 08/06/1995 - Página 9857