Discurso no Senado Federal

EXPECTATIVA DIANTE DO PRIMEIRO ANO DA MOEDA REAL, EM 1 DE JULHO. NECESSIDADE DE APRECIAÇÃO DA MEDIDA PROVISORIA DO PLANO REAL.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPR - Partido Progressista Reformador/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEDIDA PROVISORIA (MPV).:
  • EXPECTATIVA DIANTE DO PRIMEIRO ANO DA MOEDA REAL, EM 1 DE JULHO. NECESSIDADE DE APRECIAÇÃO DA MEDIDA PROVISORIA DO PLANO REAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 06/06/1995 - Página 9456
Assunto
Outros > MEDIDA PROVISORIA (MPV).
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, INCLUSÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CRIAÇÃO, REAL, ALTERAÇÃO, CARATER PROVISORIO, MOEDA, ANTERIORIDADE, ANIVERSARIO, IMPLANTAÇÃO, PLANO.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPR-MA. Como Líder.) - Sr. Presidente, ainda era Ministro deste País o atual Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando lançou o seu Plano.

A nossa moeda já foi réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, URV. Então, buscando a realidade, o Governo batizou ou registrou a moeda com o nome de Real. Dia 1º de julho será o primeiro aniversário do Real. Talvez não tenha bolo, talvez não tenha vela, talvez não tenha nem a música "parabéns pra você". Mas o Real, logo que nasceu, teve um enxoval. Estabeleceu-se que a grafia seria R$. Prepararam as cédulas de várias cores com vários animais. Fizeram as moedas. E até hoje, um ano passado, o Real não é real, é virtual. É virtual e não há uma lei criando o Real. Ainda estamos sob a égide da medida provisória.

O apelo que quero fazer hoje, Sr. Presidente, é no sentido de que V. Exª, que é o Presidente do Congresso Nacional, ponha em votação a medida provisória do Real. Faço esse apelo por vários motivos. Aqui já se votou tudo. Na pressa de limpar a pauta, votamos até a quantidade de iodo a ser colocada no sal. É verdade que o sal também já foi moeda, mas isso já faz muito tempo. A moeda de hoje é o Real.

Fico a imaginar se um dia, depois de doze repetições da medida provisória, o Presidente da República deixar de mandar uma nova medida provisória do Real, o que aconteceria com este País? O Real deixaria de existir. Tudo o que foi feito e toda contabilidade estabelecida estariam liquidados. O Real iria ficar como a viúva Porcina, que foi sem nunca ter sido.

Portanto, Sr. Presidente, vamos transformar em lei a Medida Provisória desta moeda, que hoje é forte, estável e está sendo aceita em toda parte do mundo. Vamos fazer isso antes que esta moeda complete um ano de moeda provisória, antes que ela complete um ano de moeda virtual - até porque não fica bem, no resto do mundo, falar-se que a moeda do povo brasileiro é uma moeda que tem o nome de real, mas existe apenas de forma provisória.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 06/06/1995 - Página 9456