Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA LIBERAÇÃO DO FINANCIAMENTO AOS AGRICULTORES.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PP - Partido Progressista/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • REGOZIJO PELA LIBERAÇÃO DO FINANCIAMENTO AOS AGRICULTORES.
Publicação
Publicação no DCN2 de 17/06/1995 - Página 10410
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, DECISÃO, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, FINANCIAMENTO AGRICOLA, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORDESTE.
  • SOLICITAÇÃO, SERGIO MACHADO, SENADOR, QUALIDADE, LIDER, GOVERNO, SENADO, AGILIZAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), BANCO DO BRASIL, CONCESSÃO, FINANCIAMENTO, PRODUTOR RURAL, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PP-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a notícia de que o Governo iria liberar financiamentos para os agricultores, principalmente no Nordeste, foi bastante alvissareira, tendo que vista que a Região, sofrendo, como sofreu, as intempéries da seca, está prestes a ter uma grande safra.

A responsabilidade do Governo é muito grande neste instante, porque os agricultores do Nordeste, que sofrem as conseqüências da estiagem, estão mais do que depauperados, sem recursos financeiros para sustentarem sua atividade econômica. Foi por isso que aplaudi a notícia de que o Governo iria liberar recursos para os nossos agricultores, principalmente os pequenos, que não têm como dar forças à produção agrícola sem o indispensável apoio do Banco do Brasil e das demais instituições financeiras do País.

Aproveito a presença do Líder do Governo, o nobre Senador Sérgio Machado, para pedir a S. Exª que interceda junto ao Governo Federal, notadamente junto ao Ministério da Fazenda e ao Banco do Brasil, no sentido de agilizar, o mais rápido possível, a concessão desses financiamentos aos produtores rurais. Estive, no início desta semana, no Estado de Sergipe - na segunda e na terça-feira - percorrendo vários municípios e encontrei agricultores, homens de mãos calosas, na expectativa da concessão desses financiamentos, já que a produção do nosso Estado está a depender desses empréstimos, que certamente chegarão, mas que estão atrasados tendo em vista a burocracia que ainda existe neste País.

Assim, Sr. Presidente, com a preocupação que manifesto neste instante, espero que o Governo Federal, cumprindo o que disse através da imprensa, anunciando a todo o Brasil que os agricultores iriam receber o benefício desses financiamentos, libere esses recursos o mais rápido possível, aproveitando as chuvas que chegam à nossa região nordestina.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 17/06/1995 - Página 10410