Discurso no Senado Federal

PARALISAÇÃO DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS, PARTICULARMENTE DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORTE (FNO).

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • PARALISAÇÃO DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS, PARTICULARMENTE DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORTE (FNO).
Publicação
Publicação no DCN2 de 22/06/1995 - Página 10647
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JOSE SERRA, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ELCIO ALVARES, SENADOR, QUALIDADE, LIDER, GOVERNO, SENADO, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, DEFINIÇÃO, TAXAS, FINANCIAMENTO, OBJETIVO, ASSINATURA, CONTRATO, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORTE (FNO), FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, estou retornando do meu Estado, Roraima, extremamente preocupado com a paralisação da operação dos Fundos Constitucionais. Há mais de um mês, tanto o FNO - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, quanto o FNE - Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste estão sem operar por falta de definição da taxa de juros correspondente para sua operação.

Gostaria de deixar aqui o meu apelo ao Presidente da República e aos Ministros da área econômica, José Serra e Pedro Malan e, também, ao Líder do Governo, companheiro Elcio Alvares para que tratem dessa questão, emergencialmente, com o Governo Federal.

Os Fundos Constitucionais, principalmente nos Estados mais pobres como Roraima e os do Norte do País, têm o papel fundamental de induzir o nosso processo de desenvolvimento. Há mais de trinta dias, esses fundos não são operados e, na nossa região, estamos em pleno período de implantação do processo agrícola. De sorte que, sem dúvida, essa paralisação será um fator determinante para a involução do nosso desenvolvimento.

Peço ao Governo Federal que tome providências urgentes para definir rapidamente as taxas de financiamento para que os novos contratos do FNO e FNE possam ser assinados.

Era essa a comunicação que deseja fazer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 22/06/1995 - Página 10647