Pronunciamento de Jefferson Peres em 20/06/1995
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA HUMBERTO CALDERARO FILHO.
- Autor
- Jefferson Peres (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA HUMBERTO CALDERARO FILHO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 21/06/1995 - Página 10519
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, HUMBERTO CALDERARO FILHO, JORNALISTA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
O SR. JEFFERSON PÉRES - (PSDB-AM. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu e foi sepultado em Manaus, no último sábado, o jornalista Umberto Calderaro Filho, sem sombra de dúvida, o maior nome da imprensa da minha terra nesta segunda metade de século.
De origem humilde, filho de um balconista de sapataria, era um self-made man. Construiu um império jornalístico, composto de um jornal, o maior do Amazonas, campeão de tiragem - que vende sozinho mais que todos os demais reunidos -, um canal de televisão e duas emissoras de rádio.
E conseguiu construir tudo isso, Sr. Presidente, sem sacrificar a independência do jornal. Levou o galardão de ter sido alvo do único atentado terrorista de que tenho conhecimento na minha terra, quando uma bomba de média potência foi lançada sobre seu jornal, causando apenas danos materiais. E terrorismo oficial, a ser verdadeira a versão de que o atentado teria sido maquinado nos subterrâneos do governo de então.
Agora mesmo, conseguiu um milagre, algo fácil para os grandes jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas quase impossível para um jornal de província: incompatibilizado com os governos estadual e municipal, sobreviveu sem um centavo de publicidade oficial.
Apesar do seu enorme poder, do qual nunca abusou, era um homem bom, simples, que ajudou um sem-número de pessoas e nunca ostentou riqueza. Morreu aos 68 anos, cercado de um enorme respeito de toda a sociedade do meu Estado.
Faço este registro muito comovido, para que conste nos Anais do Senado, pelos 40 anos de amizade que nos ligaram como um preito de saudade àquela grande figura humana que foi o jornalista Umberto Calderaro Filho.
O Sr. Bernardo Cabral - Permite-me V. Exª um aparte?
O SR. JEFFERSON PÉRES - Pois não, nobre Senador.
O Sr. Bernardo Cabral - Senador Jefferson Péres, desejo apenas associar-me às homenagens que V. Exª presta neste instante ao grande jornalista Umberto Calderaro Filho.
O SR. JEFFERSON PÉRES - Agradeço a V. Exª pelo seu aparte, e encerro meu pronunciamento Sr. Presidente. Muito obrigado.