Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO EX-SENADOR IRAM SARAIVA, ATUAL MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.

Autor
José Ignácio Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: José Ignácio Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO EX-SENADOR IRAM SARAIVA, ATUAL MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 04/07/1995 - Página 11715
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA, IRAM SARAIVA, EX SENADOR, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).

O SR. JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PSDB-ES. ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de aproveitar o ensejo para prestar uma justa homenagem a um homem que fez da sua vida um paradigma de correção, de apreço à família, de respeito aos semelhantes e, principalmente, de profunda dedicação à coisa pública. Refiro-me a Iram Saraiva, ex-Senador da República e atual Ministro do Tribunal de Contas da União, e com quem tive o privilégio de conviver estreitamente aqui mesmo nesta Casa.

O Senador Iram Saraiva sempre foi para seus pares um motivo de estímulo e uma razão a mais para enfrentarmos as adversidades. Natural de Goiânia, desenvolveu uma intensa atividade político-partidária em Goiás, elegendo-se seguidamente Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e, por fim, Senador da República. Homem íntegro, de passado irrepreensível, combativo, foi uma das primeiras vozes a se levantar contra os poderes discricionários da ditadura, muitas vezes colocando o seu talento jurídico à disposição dos perseguidos e injustiçados pelo exceção. Saraiva sempre ofereceu a todos nós notáveis lições de respeito à vida e de amor às liberdades democráticas. Ele honrou como ninguém o seu mandato senatorial, mas sobretudo honrou-nos com sua amizade, com sua admirável dedicação ao trabalho - malgrado os inúmeros desconfortos físicos que isso lhe provocava - e, mais do que isso, honrou-nos com seu apego à legalidade.

              Saraiva deixou-nos recentemente para ocupar o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União. Se o Senado Federal perdeu uma de suas figuras mais queridas, a Nação ganhou um fiscal austero, um exigente policiador dos gastos públicos. Privado de sua agradável companhia do dia-a-dia, conformo-me com a perspectiva de que o eminente Ministro Iram Saraiva continuará, no Tribunal de Contas da União, a nos oferecer os mesmos exemplos de honradez e de dedicação à causa nacional.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 04/07/1995 - Página 11715