Discurso no Senado Federal

COMUNICANDO A CASA AS CONCLUSÕES DA PRIMEIRA ETAPA DE TRABALHO DA ASSESSORIA ESPECIAL DE MODERNIZAÇÃO, CRIADA PELO ATO 8/95 DA COMISSÃO DIRETORA.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • COMUNICANDO A CASA AS CONCLUSÕES DA PRIMEIRA ETAPA DE TRABALHO DA ASSESSORIA ESPECIAL DE MODERNIZAÇÃO, CRIADA PELO ATO 8/95 DA COMISSÃO DIRETORA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13779
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, CONCLUSÃO, FASE, TRABALHO, ASSESSORIA ESPECIAL, MODERNIZAÇÃO, SENADO, APRESENTAÇÃO, PROJETO, ALTERAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, GABINETE, SENADOR, EXTINÇÃO, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CENTRALIZAÇÃO, FORMA, AQUISIÇÃO, BENS PATRIMONIAIS, SERVIÇO, DEFINIÇÃO, COMPETENCIA, PRESIDENTE, PROIBIÇÃO, DOAÇÃO, BENS, CONGRESSO NACIONAL, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, ESPECIALIZAÇÃO, MATERIAL DE CONSUMO, OBRA PUBLICA, OBRA DE ENGENHARIA, MATERIAL PERMANENTE, EQUIPAMENTOS.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB-AL) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na sessão de hoje tenho a honra de comunicar que a Assessoria Especial de Modernização, criada pelo Ato nº 8, de 1995 da Comissão Diretora, concluiu a sua primeira etapa de trabalho e entregou à Mesa os projetos definidos no inciso I do artigo 5º do citado Ato nº 8.

Por sugestão do Presidente José Sarney, a Comissão Diretora aprovou a publicação dos referidos documentos, a fim de que os Srs. Senadores, no prazo de 10 dias, a contar da publicação, pudessem contribuir já na elaboração das proposições, objetivando queimar etapas no processo de modernização de nossa Casa.

Informo aos Srs. Senadores que no 25º andar do Anexo I do Senado está funcionando a Assessoria Especial de Modernização, para a qual deverão ser encaminhadas as sugestões solicitadas pela Comissão Diretora.

O programa de modernização liderado pelo Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Senador José Sarney, objetiva preliminarmente convencer a todos da necessidade de mudanças nos processos da instituição (administrativos, legislativos, fiscalizadores e políticos), a fim de tornar o Parlamento apto a decidir com rapidez sobre matérias cada vez mais urgentes, heterogêneas e altamente especializadas, como exige a dinâmica dos acontecimentos.

Este programa objetiva criar outros instrumentos e canais de comunicação para a formação de uma nova cultura administrativa de mudança, capitaneados por equipe interdisciplinar apta a desenvolver uma percepção sistêmica, análise crítica, tratamento e recuperação da informação a ser posta a serviço do bom desempenho das funções e eficiência da missão dos Srs. Senadores e da Instituição.

Quer também desenvolver a motivação como o pré-requisito indispensável para o êxito de qualquer processo de mudança organizacional. A promoção e a realização profissional serão as pedras angulares da modernização.

A proposta irá implementar um amplo programa de promoção e valorização dos servidores, baseado em estratégias educacionais e se faz necessária para um eficaz manuseio de informações gerenciadas a fim de que o Senado Federal possa cumprir bem a sua missão constitucional, em sintonia com os fatos e os desejos da sociedade.

O nosso programa deve eliminar disfunções, estrangulamentos na estrutura organizacional e criar sistemas de acompanhamento e avaliação permanentes.

Finalmente, deve definir a estrutura organizacional do Senado Federal, voltada prioritariamente para o atendimento da missão institucional.

Os projetos apresentados e que estão sendo submetidos aos Srs. Senadores são os seguintes:

1 - Projeto formulando o "gabinete padrão" dos Senadores.

Este projeto transforma o gabinete em Unidade de Assessoramento Parlamentar, dando condições para o efetivo exercício das funções legislativa; fiscalizadora, política e parlamentar.

Estabelece uma política de pré-requisitos e exigências de capacitação dos servidores para a lotação no gabinete, ao mesmo tempo em que cria os mecanismos de treinamento e formação desses funcionários.

2 - Projeto formalizando a extinção da representação do Senado Federal no Rio de Janeiro.

Este projeto será relatado na Comissão Diretora pelo Senador Ney Suassuna.

3 - Projeto para a perfeita sinalização visual do espaço do Senado Federal.

A Comissão Diretora aprovou, por medida de economia e tendo em vista a existência, na Casa, de setores capazes de executar o projeto, que a sinalização seja implementada pela própria Instituição.

4 - Projeto para centralização das aquisições de bens e serviços, incluídos o PRODASEN e o CEGRAF, através de uma única comissão de licitação.

Foram definidas novas competências, retirando do Presidente da Casa a função de ordenador de despesas.

Cria subcomissões especializadas em:

- material de consumo;

- obras e serviços; e

- equipamentos e material permanente.

5 - Projeto proibindo doações de bens do Senado.

6 - Projeto transformando o CEDESEN em Instituto Legislativo Brasileiro.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a segunda etapa desse projeto, que trata da reorganização da estrutura administrativa da Casa, de acordo com o Ato da Comissão Diretora, será entregue à Consultoria Externa da Fundação Getúlio Vargas, para, em 120 dias, apresentar projetos indicados pelo Grupo de Reforma e Mobilização.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13779