Discurso no Senado Federal

GRAVIDADE DO AUMENTO DO NUMERO DE CONFLITOS COM MORTES NA REGIÃO NORTE.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • GRAVIDADE DO AUMENTO DO NUMERO DE CONFLITOS COM MORTES NA REGIÃO NORTE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13775
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • PROTESTO, GRAVIDADE, AUMENTO, CONFLITO, TERRAS, OCORRENCIA, MORTE, TRABALHADOR RURAL, POLICIAL, MUNICIPIOS, REGIÃO NORTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA).
  • DEFESA, NECESSIDADE, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, CONFLITO, TERRAS.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, eu queria apenas dizer à Senadora Marina Silva que ontem fiz aqui a comunicação de uma chacina também ocorrida em São João do Araguaia, no Pará. Foram assassinados três trabalhadores no dia 6. No início de julho, foram assassinados seis trabalhadores e também morreu um policial no Município de Tucumã.

Acabo de receber uma comunicação do Prefeito de Santana do Araguaia e da sua esposa de que na Fazenda Maná, lá em Santana do Araguaia, sul do Pará, ocorreu um grave conflito. As afirmações são as mais desencontradas, mas estima-se que há 40 pessoas mortas em Santana do Araguaia.

Comunica-me ainda o Prefeito e sua senhora que um delegado especial foi encaminhado pelo Secretário de Segurança Pública, mas que não conseguiu chegar até o local para retirar os mortes e os feridos que dizem existir. O que demonstra a gravidade da situação e que, pelo vemos, tende a piorar cada vez mais se providências não forem tomadas.

Portanto, são três conflitos graves em nosso Estado, com números expressivos de mortos, mortes essas absolutamente desnecessárias. No caso de São João do Araguaia, essas mortes ocorreram apenas porque o INCRA não teve recursos para mandar seus funcionários executarem a vistoria solicitada e acertada em reunião comum com fazendeiros e posseiros naquela localidade.

É lamentável que isso esteja ocorrendo, mas providências sérias precisam ser tomadas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13775