Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA CRIAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO POLITICO, FUSÃO DO PTB, PPR E PP.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPR - Partido Progressista Reformador/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • REGOZIJO PELA CRIAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO POLITICO, FUSÃO DO PTB, PPR E PP.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13752
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, CRIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, RESULTADO, UNIÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), PARTIDO PROGRESSISTA REFORMADOR (PPR), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB).

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPR-MA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para nós do Partido Progressista Reformador, do Partido Progressista e do Partido Trabalhista Brasileiro, hoje é um dia de festa. Festa que se iniciou ontem, quando nos reuníamos, de forma espontânea, não para pedir, mas para oferecer nossa capacidade de trabalho para a criação de um grande Partido neste País. A fusão dessas três agremiações objetiva uma reforma partidária no sentido de dizermos ao Brasil do nosso desejo de fazer um Partido que não pretende entrar no jogo do "toma lá da cá", aquele jogo do "é dando que se recebe", aquele jogo que o povo não aceita, porque quer que os seus representantes realmente trabalhem por este País.

Então, ontem, na casa do Ministro José Eduardo Vieira, que foi o nosso anfitrião na período da noite, houve uma seqüência do que se iniciara na hora do almoço. Na parte da manhã, PP e PPR resolveram que iriam se fundir; à noite, o PTB manifestou seu interesse em também participar dessa fusão.

Portanto, um documento expressando essa fusão foi assinado pelos três Partidos, o qual vou ler para que conste dos Anais da Casa:

      As Comissões Executivas Nacionais e os Líderes no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, do Partido Progressista Reformador (PPR), do Partido Progressista (PP) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), reunidos nesta data, em Brasília, decidiram iniciar entendimentos com vistas a avaliar a viabilidade política e as condições de se unirem numa só instituição partidária para fortalecer a ação que os três partidos sempre desenvolveram na sustentação de seus ideais de democracia e liberdade, único ambiente em que o País poderá progredir materialmente e seu povo elevar-se socialmente.

      Brasília, 09 de agosto de 1995.

Seguem-se as assinaturas do Ministro José Eduardo Andrade Vieira, Presidente licenciado do PTB; do Prefeito Paulo Maluf, Presidente de Honra do PPR; do Senador Esperidião Amin, Presidente do PPR; do Deputado Vadão Gomes, Presidente do PP; do Deputado Rodrigues Palma, Presidente do PTB; do Senador Epitacio Cafeteira, Líder do PPR; do Senador Bernardo Cabral, Líder do PP; do Senador Valmir Campelo, Líder do PTB; do Deputado Francisco Dornelles, Líder do PPR na Câmara; do Deputado Odelmo Leão, Líder do PP na Câmara e do Deputado Nelson Trad, Líder do PTB na Câmara.

Hoje, pela manhã, reunimo-nos na sala nº 15 da Ala Alexandre Costa, Deputados, Senadores, Presidentes de honra e licenciados desses partidos e a manifestação foi de alegria, como de uma família que aumenta espontaneamente. Ninguém reivindica nada, ninguém exige nada, mas todos se propõem a juntos fazer da vida pública e deste Partido que estamos neste momento criando com essa fusão uma alavanca no desenvolvimento do País, principalmente daqueles mais pobres, dos mais carentes e dos mais sofridos.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13752