Discurso no Senado Federal

COMPARTILHANDO COM A SENADORA MARINA SILVA AS HOMENAGENS PRESTADAS AS VITIMAS DA BOMBA ATOMICA DA CIDADE DE HIROSHIMA, NO JAPÃO.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. DIREITOS HUMANOS.:
  • COMPARTILHANDO COM A SENADORA MARINA SILVA AS HOMENAGENS PRESTADAS AS VITIMAS DA BOMBA ATOMICA DA CIDADE DE HIROSHIMA, NO JAPÃO.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DCN2 de 08/08/1995 - Página 13552
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PRONUNCIAMENTO, MARINA SILVA, SENADOR, RELAÇÃO, ANIVERSARIO, LANÇAMENTO, BOMBA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO.
  • INFORMAÇÃO, RECEBIMENTO, NOTICIARIO, ADIAMENTO, EXECUÇÃO, PENA DE MORTE, MUMIA ABU JAMAL, PARTICIPANTE, GRUPO, DEFESA, DIREITOS, NEGRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

A SRª BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, por ocasião da sessão hoje, nesta Casa, presidia eu os trabalhos naquele momento e não pude compartilhar do discurso da Senadora Marina Silva que, naquele momento, fazia um pronunciamento sobre o que consideramos uma atitude mais irracional com relação à bomba de Hiroshima. Faço-o, neste momento, porque tenho certeza de que amanhã estarei ocupando esta tribuna para aprofundar um pouco mais essa questão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou emocionada porque tive a oportunidade de fazer, nesta tarde, um apelo a esta Casa para que pudéssemos, junto ao Governo Federal, ao Ministro da Justiça, prestar a nossa solidariedade a uma manifestação justa contra a execução de Mumia Abu-Jamal. Para nossa surpresa e com muita emoção, recebi há alguns minutos notícia, pela jornalista da Voz do Brasil, de que a execução foi adiada.

Queria dizer aos Senadores Geraldo Melo e Ronaldo Cunha Lima, que se manifestaram favoráveis à assinatura do telegrama, que neste momento, graças a Deus, não se faz necessária, pelo menos por enquanto. Porém, vamos buscar dar um apoio para que ele possa ter o maior tempo possível no sentido de provar sua inocência ou, como disse no meu discurso, conscientemente aceitar a sentença, caso seja culpado. É com muita emoção que, verdadeiramente, estou, neste momento, registrando o adiamento da execução de Mumia Abu-Jamal.

O Sr. Eduardo Suplicy - V. Exª me permite um aparte?

A SRª BENEDITA DA SILVA - Com muito prazer.

O Sr. Eduardo Suplicy - Apenas para reforçar o argumento de V. Exª e dar todo o apoio à manifestação do Governador da Filadélfia no sentido de que seja sustada a execução, a pena de morte; que possa o senhor Abu-Jamal receber a possibilidade de um novo julgamento da forma mais isenta possível. Ademais, não acreditamos ser a pena de morte a punição adequada. Nesse caso, sobretudo, as evidências indicam a necessidade de novo exame, novo julgamento, por tudo que foi levantado a respeito do incidente.

A SRª BENEDITA DA SILVA - Agradeço o aparte de V. Exª. Concluindo, quero dizer que isso é o que todos desejamos, que haja um novo julgamento e que ele tenha uma nova oportunidade para se defender.

Acredito também que o Senador Eduardo Suplicy, juntamente com a Bancada do Partido dos Trabalhadores, estaria assinando esse telegrama que se tornou desnecessário neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 08/08/1995 - Página 13552