Discurso no Senado Federal

COMENTARIO AO ARTIGO DO DR. ROGERIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, SOB O TITULO 'O SIVAM E O IMPERADOR DA CHINA', PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).:
  • COMENTARIO AO ARTIGO DO DR. ROGERIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, SOB O TITULO 'O SIVAM E O IMPERADOR DA CHINA', PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 30/06/1995 - Página 11381
Assunto
Outros > SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, URGENCIA, APRECIAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, SENADO, AUTORIZAÇÃO, GOVERNO, REALIZAÇÃO, EMPRESTIMO, VIABILIDADE, PROJETO, SISTEMA, VIGILANCIA, REGIÃO AMAZONICA.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ROGERIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, PROFESSOR, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELAÇÃO, PROBLEMA, SOBERANIA NACIONAL, PROJETO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, quero fazer um apelo à Presidência do Senado no sentido de que coloque, ainda antes do término dos nossos trabalhos legislativos, na Ordem do Dia, o requerimento que apresentei no dia 26 de junho, nos termos dos arts. 170 e 172 do Regimento Interno do Senado Federal, para que seja incluído na Ordem do Dia o Projeto de Resolução nº 53/95, que revoga as Resoluções nºs 91-3 94, 95, 96, 97, do Senado, relativas à autorização para que o Governo realize empréstimos que viabilizem o Projeto SIVAM.

Sr. Presidente, diversos fatos fazem com que o Senado Federal precise urgentemente tratar desta matéria. Assinaram esse projeto de resolução vinte Srs. Senadores.

Havia a expectativa, por parte do Governo brasileiro, de que a EMBRAER vendesse aviões para as Forças Armadas dos Estados Unidos como contrapartida da realização do Projeto SIVAM e do contrato que a Raytheon assinou com o Governo brasileiro. Entretanto, as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram que uma empresa suíça, vinculada à Raytheon, acabou vencendo a concorrência para a compra e fabricação daqueles aviões, num valor extremamente significativo.

Por outro lado, Sr. Presidente, o Governo brasileiro e o próprio Ministro-Assessor de Ações Estratégicas, Ronaldo Sardenberg, havia dito que, em função de modificação na forma como o Projeto SIVAM estava sendo realizado, o Senado Federal receberia nova mensagem indicando os termos segundo os quais aquela autorização foi modificada.

O projeto de resolução estabelecia que só poderia ser autorizado o empréstimo desde que fosse feito um acordo comercial com a ESCA e com a Raytheon. Frustrou-se o acordo com a ESCA. Então, modificaram-se os termos da resolução, e o Governo ainda não enviou o projeto.

Ademais, Sr. Presidente, fatos graves ocorreram.

Gostaria que fosse incluído, como parte deste meu pronunciamento, na íntegra, o artigo do Professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, O Sivam e o Imperador da China. Nele, o professor relata o procedimento denominado Kowtow.

      Kowtow era a forma de saudação que se tornou corrente durante o período de dominância do Império do Meio na China, após o longo período de perturbações que se seguiu à queda da dinastia Han, em 208 A.D. Era usada por embaixadores e chefes Militares de outras nações ao se apresentarem ao imperador da dinastia Wei, ou a um seu representante. O gesto característico do kowtow era uma prostração de corpo inteiro que simbolizava a submissão absoluta à China, que se considerava a "Única Cultura".

      O interessante deste cerimonial, entretanto, é que se originara de uma progressiva ritualização do que historicamente era apenas um pagamento de indenizações, pelo qual os países fracos retribuíam a proteção recebida do poder central. E, por isso, este ritual diplomático manteve o nome de "Sistema de Tributos".

Aqui o Professor Rogério Cezar Cerqueira Leite procura fazer um paralelo da atitude brasileira, que poderia estar nesses moldes, com respeito à forma a que estamos sendo tratados em relação ao Projeto SIVAM. Isso fez-me lembrar o Professor Goffredo da Silva Telles em seu pronunciamento no dia 13 de outubro de 1949. Com pronunciamento de extraordinária veemência sobre a criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, o Professor Goffredo Telles mostrou como deveria ser protegida a Amazônia, sem que se fizesse qualquer entendimento que pudesse colocar em risco a soberania brasileira.

Eu gostaria de lembrar esses fatos e voltarei a este assunto na oportunidade em que formos discutir o projeto de resolução.

Sr. Presidente, a assessoria da Mesa informou-me que para que o processado seja incluído na Ordem do Dia é preciso que esteja junto à Mesa. Solicitei-o à Comissão de Assuntos Econômicos. Segundo me informaram, o Senador João Rocha estava com o processado e o encaminhara à Mesa para que, talvez amanhã mesmo, possa ser colocado na Ordem do Dia, possibilitando que o tema seja debatido.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 30/06/1995 - Página 11381