Discurso no Senado Federal

AUDIENCIA COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES PARA TRATAR DE ASSUNTO DE ASSOREAMENTO DO RIO TOCANTINS.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • AUDIENCIA COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES PARA TRATAR DE ASSUNTO DE ASSOREAMENTO DO RIO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 30/06/1995 - Página 11382
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, CONSTRUÇÃO, URGENCIA, MURO, RIO TOCANTINS.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), SERVIDOR, EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DA AMAZONIA S/A (ENASA), DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PARA (PA), SOLICITAÇÃO, MANUTENÇÃO, CONTINUAÇÃO, FUNCIONAMENTO, EMPRESA DE NAVEGAÇÃO, PERMANENCIA, DIRETORIA, ATUALIDADE.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, ENCAMINHAMENTO, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), RELAÇÃO, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, MURO, RIO TOCANTINS, AREA, MUNICIPIO, CAMETA (PA), ESTADO DO PARA (PA).

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de registrar a nossa satisfação por termos tido hoje duas audiências com o Ministro dos Transportes, Odacir Klein.

Na primeira delas, levamos o prefeito da cidade de Cametá, histórica cidade do Pará, com trezentos e sessenta anos, sofredora de um grave problema: o assoreamento do rio Tocantins. Esse problema já vem ocorrendo há mais de vinte anos. Durante esse tempo, o Ministério dos Transportes tem investido altas somas para solucionar o caso. É tão sério, que há tempos, chegou-se a uma solução de se afundar dois navios à beira do Município: um, com 130 metros de comprimento e, outro, com 75 metros de comprimento.

O Ministério dos Transportes afundou os dois navios que já estavam bastante deteriorados às portas da cidade para evitar o assoreamento. O navio ficou a pouca distância da margem, e o rio continua com o problema. Por essa razão, há que se fazer urgente um muro de pedra pequeno. Pedimos ao prefeito que levasse o caso ao Ministro dos Transportes. S. Exª sensível à questão, atendeu de imediato à reivindicação, autorizando uma equipe do Ministério a ir ao local fazer o estudo técnico devido e tomar as providências necessárias.

A outra audiência foi com os funcionários da ENASA. A ENASA - Empresa de Navegação da Amazônia -, empresa muito prestigiada e muito querida pela população da nossa região, estava sendo ameaçada recentemente de extinção, e os funcionários vieram aqui por duas razões: primeiro, para manter a estrutura da ENASA, porque eles conseguiram - desde a montagem de uma administração com os próprios funcionários - recuperar a empresa e torná-la superavitária pela primeira vez na sua história.

O Ministro garantiu-nos que, enquanto S. Exª for Ministro dos Transportes, ninguém falará em extinção da ENASA. Ela será mantida, e S. Exª também garantiu que não haverá troca da diretoria da INASA.

Os funcionários também lá estiveram, acompanhados de vários Deputados Federais do Estado do Pará, e pediram a permanência da atual direção, que tem contribuído para melhorar a eficiência da empresa e torná-la lucrativa depois de longos anos de grande déficit.

Portanto, foram duas audiências importantes, que trouxeram resultados satisfatórios para nós, do Estado do Pará, e para a Amazônia, porque a INASA é uma empresa de navegação que serve à Amazônia toda, e não apenas ao Estado do Pará.

Eram esses os registros que gostaria de fazer neste momento.

Solicito, Sr. Presidente, seja impressa, nos Anais do Senado, a documentação entregue ao Ministro dos Transportes.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 30/06/1995 - Página 11382