Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS PRESTADAS PELO POVO E POLITICOS A DOM ALOISIO LOSCHEIDER.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS PRESTADAS PELO POVO E POLITICOS A DOM ALOISIO LOSCHEIDER.
Publicação
Publicação no DCN2 de 15/08/1995 - Página 13283
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLENIDADE, PARTICIPAÇÃO, POVO, POLITICO, ESTADO DO CEARA (CE), HOMENAGEM, ALOISIO LORSCHEIDER, CARDEAL, MOTIVO, TRANSFERENCIA, CAPITAL DE ESTADO, DIOCESE, MUNICIPIO, APARECIDA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, em Fortaleza, no Estádio Plácido Everaldo Castelo, o povo do Ceará, sobretudo o de Fortaleza, e inclusive as autoridades constituídas - à frente o Governador Tasso Jereissati e o Prefeito de Fortaleza Antônio Cambraia -, prestaram uma consagradora homenagem ao Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, que, por razões de saúde, requereu sua movimentação de Fortaleza, onde era titular da Arquidiocese, tendo sido designado para a Diocese de Aparecida do Norte, Santuário do Brasil, onde venera-se Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Depois de vinte e dois anos de Fortaleza, onde teve destacada atuação pela sua identificação com os pobres, os humildes, os mais necessitados, com aqueles que hoje chamamos de os excluídos, os que estão à margem da vida social, desempregados, perseguidos, indefesos, escorraçados.

Identificado com esse segmento e lutando sempre que necessário, bravamente, na sua defesa, Cardeal Lorscheider firmou-se como uma das lideranças mais importantes da Igreja brasileira. Igreja que, extrapolando seus limites estritamente evangélicos ou pastorais, teve uma destacada atuação no período em que as liberdades constitucionais e democráticas estavam restringidas, para erguer sua voz em defesa daqueles que precisavam que uma instituição sólida, prestigiosa como a Igreja Católica, pudesse defender os seus direitos.

Esta homenagem que o Cardeal recebeu foi a expressão maior do apreço, do bem-querer do povo cearense a esse gaúcho que há vinte e dois anos lá chegava vindo da Diocese de Santo Ângelo, onde foi bispo, no Rio Grande do Sul, para, alguns poucos anos depois de chegar a Fortaleza, ser sagrado cardeal e por duas vezes Presidente da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em Fortaleza, teve oportunidade de imprimir o seu estilo de atuação, a sua marca de homem sereno, de homem que nunca se recusou ao diálogo, mas que foi inflexível na defesa dos seus princípios e daqueles que necessitavam de uma palavra corajosa e amiga dele e da igreja que liderava.

Por isso, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, faço aqui esse registro, no momento em que Sua Eminência foi transferido de Fortaleza para Aparecida do Norte, deixando muitas lições para o povo cearense e, como afirmou, tendo também, no seu período de convivência com o povo do Ceará, com os nossos costumes, com os nossos usos, com a nossa maneira de ser, na sua humildade, colhido muitos ensinamentos que lhe foram extremamente úteis para o exercício do seu ministério.

Infelizmente, Sua Eminência se afastará do seu ministério por razões de saúde, uma vez que já sofreu vários problemas cardiovasculares, inclusive, tendo-se submetido a duas cirurgias. Sua Eminência entendeu que já não dispunha mais das condições físicas que lhe permitissem exercer o seu ministério, a sua atividade, o seu pastoreio, com a mesma desenvoltura, com a mesma eficiência e com o mesmo vigor com que o fez até o presente momento. Somente por essa razão, solicitou a sua remoção, no que foi atendido pelo Papa João Paulo II, deixando, como eu já disse, lições que serão extremamente úteis à sociedade cearense.

De sorte que desejamos a D. Aloísio Lorscheider muito êxito e muito sucesso na sua nova atividade, no seu novo posto, na Diocese de Aparecida do Norte, onde deverá ser empossado, na próxima sexta-feira, numa solenidade que contará com a presença do Governador Mário Covas e do Governador Tasso Jereissati, bem como de um grande número de fiéis e membros da hierarquia da Igreja que têm em D. Aloísio um dos seus pastores mais destacados e mais eminentes.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 15/08/1995 - Página 13283