Discurso no Senado Federal

APOIO A DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL DE INTERVENÇÃO NO BANCO ECONOMICO.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • APOIO A DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL DE INTERVENÇÃO NO BANCO ECONOMICO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 15/08/1995 - Página 13898
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, ANTECIPAÇÃO, INTERVENÇÃO, BANCO PARTICULAR, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A (BANESPA).

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a imprensa nacional deu destaque às intervenções sobre o Banco Econômico, sobre um banco de Pernambuco e outro de São Paulo.

Sr. Presidente, considero plenamente adequado esse procedimento do Banco Central. A observação que tenho a fazer é que essa intervenção deveria ter ocorrido antes, pois nada mais é possível fazer depois de arrombada a porta.

A intervenção no banco do Estado de São Paulo também veio muito tarde. Não podemos assistir a esses desmandos na aplicação de recursos, posto que, no fim, a população é sempre responsabilizada. O banco do Estado de São Paulo emprestou em larga escala a clientes absolutamente inadequados. O Banco Econômico, conforme larga publicação na imprensa, vinha sendo advertido há mais de um ano, desde o começo de 1994, inclusive fazendo aplicações a empresas impedidas pelas normas internas de funcionamento da rede bancária sem que o Banco Central nada tivesse feito.

De maneira que o Governo agiu acertadamente intervindo agora. É uma pena que não agiu antes.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 15/08/1995 - Página 13898