Discurso no Senado Federal

MOTIVOS PARA APRESENTAÇÃO DE INDICAÇÃO SUGERINDO A INSTALAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO DO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES EM MANAUS-AM.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. POLITICA EXTERNA.:
  • MOTIVOS PARA APRESENTAÇÃO DE INDICAÇÃO SUGERINDO A INSTALAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO DO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES EM MANAUS-AM.
Publicação
Publicação no DCN2 de 16/08/1995 - Página 13943
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, ORADOR, SEBASTIÃO ROCHA, SENADOR, INDICAÇÃO, MESA DIRETORA, SOLICITAÇÃO, ANALISE, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, URGENCIA, INSTALAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, AMBITO REGIONAL, ITAMARATI (MRE), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

O SR. ROMERO JUCÁ (PPR-RR. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Ministério das Relações Exteriores, além de extremamente competente, tem sido um organismo de fundamental importância para o fortalecimento das relações do Brasil com os parceiros da América do Sul.

O Ministério das Relações Exteriores tem tido um papel preponderante na integração do Brasil e na consolidação do MERCOSUL. E, por conta disso mesmo, gostaria de comunicar à Casa que eu e o Senador Sebastião Rocha dirigimos hoje à Mesa uma indicação, nos temos do art. 224, através da Comissão de Relações Exteriores, com fundamento no art. 103, I, pedindo providências no sentido de que seja analisado e sejam tomadas as medidas necessárias para a urgente instalação de uma representação regional do Ministério das Relações Exteriores em Manaus.

Esse pleito, meu e do Senador Sebastião Rocha, é calcado, em primeiro lugar, em outros escritórios regionais que estão sendo abertos pelo Ministério das Relações Exteriores. Já foi aberto um recentemente na SUDENE, no Nordeste, um na região sul do País e queremos levar um escritório do Ministério das Relações Exteriores para Manaus. Estamos sugerindo também, na indicação, que esse escritório funcione no prédio da SUFRAMA, já que este órgão se encontra aparelhado para isso.

Estamos fazendo essa indicação para que o Ministério das Relações Exteriores, ou melhor, o Governo brasileiro cada vez mais se aparelhe no sentido de fortalecer o relacionamento do Brasil também com os países do norte da América do Sul, para que possamos levar o MERCOSUL também à Venezuela, à Colômbia, às Guianas e a todos os países daquela região.

Sr. Presidente, gostaria de registrar essa indicação e a nossa preocupação, em nome da Liderança do PFL, com as questões que estão sendo levantadas, ou seja, o encolhimento do BASA e as propostas que estão começando a circular em relação ao fechamento das suas agências, que seriam absorvidas pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.

Em Roraima, por exemplo, o Banco do Brasil não atende nem ao que deveria estar atendendo, muito menos se tiver que fazer as deliberações que o BASA costuma fazer. O BASA é um banco de fundamental importância para a região Amazônica - e isso já foi historiado, aqui, pelo Senador Ademir Andrade -, pois sobre o BASA está a operação do FNO - Fundo Constitucional do Norte, de fundamental importância para o desenvolvimento da região.

Portanto, quero deixar aqui, em nome da Liderança, a nossa preocupação e o nosso repúdio pelas propostas de fechamento do BASA, pois entendo que esse banco deve ser fortalecido e que a região Norte e as regiões menos desenvolvidas do País, como o Nordeste e o Centro-Oeste, devem ganhar instrumentos para o seu desenvolvimento e não verem fechadas as portas que ainda têm para poder financiar a produção e o crescimento econômico da nossa região.

Quero deixar a preocupação quanto ao encolhimento do BASA e a indicação, fazendo um apelo aos demais Senadores no sentido de que seja apoiada essa indicação, a fim de que tenhamos, a curto prazo, o escritório da SUFRAMA, em Manaus, trabalhando e articulando para que a Venezuela e os demais países do Pacto Andino possam fazer parte do MERCOSUL.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 16/08/1995 - Página 13943