Discurso no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE REGOZIJO PELA ELEIÇÃO DO SENADOR FERNANDO BEZERRA PARA A PRESIDENCIA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).

Autor
Elcio Alvares (PFL - Partido da Frente Liberal/ES)
Nome completo: Élcio Alvares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • MANIFESTAÇÃO DE REGOZIJO PELA ELEIÇÃO DO SENADOR FERNANDO BEZERRA PARA A PRESIDENCIA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Cabral, Eduardo Suplicy, Esperidião Amin, Fernando Bezerra, Jader Barbalho, José Ignácio Ferreira, Mauro Miranda, Ney Suassuna, Pedro Piva, Pedro Simon, Ramez Tebet, Romero Jucá, Sérgio Machado, Valmir Campelo.
Publicação
Publicação no DCN2 de 16/08/1995 - Página 13934
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, FERNANDO BEZERRA, SENADOR, VITORIA, ELEIÇÃO, PRESIDENCIA, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).

O SR. ELCIO ALVARES (PFL-ES. Como Líder. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço um registro que enche de júbilo todos nós. No dia de hoje, foi eleito Presidente da Confederação Nacional da Indústria um dos nossos Colegas de maior expressão nesta Casa: o Senador Fernando Bezerra. (Palmas)

S. Exª, desde que chegou aqui, tem demonstrado um conhecimento ímpar dos problemas brasileiros. De uma maneira muito especial, tem sido efetivamente um grande líder da indústria em seu debate permanente, convocando a atenção do Governo para pontos capitais, principalmente da política econômica.

Hoje, no momento em que ele chega à liderança maior do setor produtivo nacional, isso é motivo de júbilo para todos nós. Há crença também de que estamos trilhando um caminho certo, porque não importa apenas representar uma Confederação Nacional da Indústria, é preciso que haja sensibilidade social. É necessário que haja compreensão desse esforço nacional, que está sendo registrado em todo o País no momento em que estamos em plena fase de implantação do Plano de Estabilização Econômica.

Político emérito do Rio Grande do Norte, aqui, em vários momentos, sua inteligência tem-se feito presente. Quero hoje registrar, de maneira assinalada, que está em suas mãos um dos projetos mais importantes que já passaram por esta Casa, que é a Lei de Propriedade Industrial, a Lei de Patentes.

Com dedicação, entusiasmo, conhecimento e, acima de tudo, certeza de que está prestando um relevante serviço ao País e ao Senado Federal, o Senador Fernando Bezerra tem demonstrado em todos os momentos que está inteiramente capacitado para exercer com muita inteligência, com muito brilhantismo, a Presidência da Confederação Nacional da Indústria.

Saudando todos os industriais brasileiros pelo gesto de bom senso e frisando que foi uma candidatura única, com o apoio da unanimidade daqueles que são filiados à Confederação Nacional da Indústria, quero, neste momento, Sr. Presidente, em nome da Liderança do Governo, registrar o mais vivo júbilo pela indicação do eminente Senador Fernando Bezerra para a Presidência da Confederação Nacional da Indústria.

O Sr. Eduardo Suplicy - V. Exª me permite um aparte?

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - O nobre Líder dispõe de 20 minutos. Pode conceder apartes.

O SR. ELCIO ALVARES - Senador Eduardo Suplicy, ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Eduardo Suplicy - Nobre Senador Elcio Alvares, é mais do que justo que, como Líder do Governo, V. Exª preste a devida homenagem ao Senador Fernando Bezerra. Os fatos aqui trazidos por V. Exª são relevantes. Sem qualquer intenção de modificar ou qualificar esta homenagem - e é justo que a Casa se associe a ela, em vista de serem fatos importantes à história da Nação e ser o nobre Senador Líder do Governo -, seria mais do que natural que, hoje, o Senado Federal ouvisse de V. Exª explicações sobre dois fatos que estão galvanizando as atenções do País. Por esta razão solicitei o aparte. Desde a semana passada, neste plenário, diversos Senadores e eu próprio temos procurado obter um esclarecimento mais completo sobre aquilo que vem ocorrendo com o Secretário de Acompanhamento de Preços, José Milton Dallari, em vista das revelações expostas pela Revista Veja e por toda a imprensa brasileira. Dizia-se que deveríamos esperar alguns dias, inclusive os vice-Líderes do Governo assim se pronunciaram na semana passada. Mas, nesta semana, novos fatos vieram à tona pelo jornal Folha de S. Paulo. Parece-nos estranho que o Governo demore a explicar como pode o Secretário de Acompanhamento de Preços estar tendo um comportamento que, na verdade, acaba dificultando a própria posição do Governo, como por exemplo tendo um assessor privado trabalhando junto a ele e se apresentando como assessor do próprio Ministério da Fazenda. Em segundo lugar, Senador Elcio Alvares, é necessário que tenhamos um esclarecimento, o mais completo possível, sobre o que o Governo pretende fazer relativamente ao Banco Econômico. Anuncia-se agora que o Banco Econômico será estadualizado, ou seja, que o Governo estaria, juntamente com o Governo da Bahia...

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Senador Eduardo Suplicy, o nosso Regimento diz que os apartes serão breves, em torno de dois minutos.

O Sr. Eduardo Suplicy - Então concluindo, Sr. Presidente. Avalio que seria muito importante, dado esse fato tão relevante, que possa o Senador Elcio Alvares, como Líder do Governo, esclarecer a Casa sobre o anúncio colocado pelas emissoras de rádio, pelo menos por porta-voz do Governo junto às emissoras de rádio, inclusive pelo próprio Senador Elcio Alvares, sobre a solução dada pelo Governo ao Banco Econômico. Como o Senador Elcio Alvares já falou para as emissoras de rádio, seria importante que tivéssemos o esclarecimento no Senado Federal pela própria Liderança do Governo. Por essa razão, pediria que houvesse um informe ao Senado.

O SR. ELCIO ALVARES - Sr. Presidente, já estava praticamente na fase derradeira do meu discurso quando o Senador Eduardo Suplicy aparteou-me. Quero fazer um registro com muita sinceridade, porque sempre procedi assim dentro desta Casa. Esperava que o Senador Eduardo Suplicy, num gesto de cortesia e de companheirismo, fosse se associar ao meu pronunciamento em relação ao Senador Fernando Bezerra.

Mas, Senador Suplicy, como V. Exª me chama para um debate inteiramente estranho ao meu registro, reservo-me - se V. Exª pedir a palavra como Líder do PT -, para inscrever-me exatamente dentro do seu pronunciamento, porque entendo que, nessa hora, não poderia arranhar, de maneira alguma, a homenagem que estou prestando ao Senador Fernando Bezerra.

Com o maior respeito ao Senador Suplicy, neste momento, Sr. Presidente, não quero perder o fio da meada dessa intervenção que fiz em prol da atuação magnífica do Senador Fernando Bezerra. Agradeço, pois, ao Senador Suplicy a devolução da palavra, para reiterar de público todo o meu apreço, toda a minha homenagem ao Senador Fernando Bezerra.

Sr. Presidente, tenho certeza de que, no momento em que faço este registro, todos os colegas associam-se, porque o Senador Fernando Bezerra tem sido aqui, independentemente do grande Senador envolvido nos problemas nacionais, um companheiro excepcional. Retifico minhas palavras finais: não é somente uma homenagem da Liderança do Governo, mas, acredito, praticamente da unanimidade deste Plenário, neste instante profundamente exultante com a eleição do Senador Fernando Bezerra para a Confederação Nacional da Indústria.

O Sr. Jader Barbalho - V. Exª me concede um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES -  Tem V. Exª a palavra.

O Sr. Jader Barbalho - Senador Elcio Alvares, gostaria de juntar-me à manifestação de V. Exª e creio que posso fazê-lo em nome de todos os companheiros do PMDB neste momento. Há satisfação em todos nós ao tomarmos conhecimento que um dos integrantes desta Casa irá ocupar brevemente a Confederação Nacional da Indústria no Brasil, segmento dos mais importantes da nossa economia e para a sociedade brasileira. Para o Senado Federal, considero da maior importância que à frente dessa instituição esteja um Senador da República, um Senador da qualidade, do prestígio e da fidalguia como é o caso do Senador Fernando Bezerra que nos honra a todos nós com a sua amizade e com a convivência nesta Casa. Como Líder do PMDB, junto a minha manifestação à de V. Exª, manifestação de regozijo e de alegria. Tenho certeza de que o Senador Fernando Bezerra continuará dando grande contribuição ao Brasil representando o Rio Grande do Norte e, ainda, muito mais, representando um segmento importante da economia brasileira. Meus cumprimentos ao Senador Fernando Bezerra e meus agradecimentos pela oportunidade do aparte que V. Exª me concede.

O SR. ELCIO ALVARES - Senador Jader Barbalho, sua palavra como Líder do PMDB é muito importante. O Senador Fernando Bezerra é uma das figuras mais expressivas do seu partido e, conforme falei, honra o Congresso Nacional. Portanto, recolho o seu depoimento por ser, na verdade, o pensamento de todos os colegas aqui presentes.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães - Congratulo-me com V. Exª pelo ato de justiça que está praticando em nome de todos os Senadores, já que todos querem se manifestar e V. Exª fala por toda a Casa. Gostaria, entretanto, em nome da minha Bancada, a Bancada baiana, de juntar o nosso aplauso pela escolha do Senador Fernando Bezerra, que é um Senador de muito mérito e muito querido pelos seus colegas. De modo que esse registro é muito importante, pois penso que vamos ter um grande Presidente na Confederação Nacional da Indústria. Um outro aspecto que gostaria de ressaltar é o fato de V. Exª ter conseguido fazer o Senador Suplicy retirar o aparte ao seu discurso. Tenho certeza de que V. Exª vai solicitar à Taquigrafia que faça isso, pois creio que aquele aparte foi pronunciado num momento impensado. Acredito, ainda, que o que o Senador Suplicy quis elogiar o Senador Fernando Bezerra. V. Exª está realmente num dia muito feliz ao traduzir, em nome de todos nós, esse sentimento de alegria pela eleição de Fernando Bezerra para a Confederação Nacional da Indústria. Parabéns pelo seu pronunciamento.

O SR. ELCIO ALVARES - Senador Antonio Carlos Magalhães, fico muito mais feliz quando, após o pronunciamento do Senador Jader Barbalho, falando em nome do PMDB, V. Exª, com a autoridade que tem dentro de nosso partido, convoca também a manifestação de regozijo de todos aqueles que estão filiados ao Partido da Frente Liberal.

Portanto, nesses dois apartes, temos a certeza de que a indicação de Fernando Bezerra é um fato saudado com muita emoção, com muita alegria e com muito contentamento.

O Sr. Sérgio Machado - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Sérgio Machado - Senador Elcio Alvares, falo em nome da Bancada do PSDB. Todos nós estamos muito contentes com a escolha do Senador Fernando Bezerra para a Presidência da Confederação Nacional da Indústria num momento tão importante para o País quando vamos definir políticas industriais e os novos rumos deste País. E o Senador Fernando Bezerra, que conhece bem a realidade brasileira, que conhece bem a realidade nordestina, vai poder dar uma contribuição muito grande no momento em que assume esse encargo tão importante, nessa hora em que todos nós sonhamos com a retomada do desenvolvimento e do crescimento e com a definição desse novo Brasil. Trago os parabéns da Bancada do PSDB com a certeza de que o Senador Fernando Bezerra fará uma excelente administração.

O SR. ELCIO ALVARES - A contragosto eu me privo dos comentários pessoais a respeito de cada aparte para que todos os Colegas tenham a oportunidade de falar. Apenas vou conceder-lhes a palavra para que fique registrado nesse breve pronunciamento a homenagem da Casa.

O Sr. Ramez Tebet - V. Exª me permite um aparte, nobre Senador Elcio Alvares?

O SR. ELCIO ALVARES - Pois não, nobre Senador Ramez Tebet.

O Sr. Ramez Tebet - Senador Elcio Alvares, apesar de os Líderes estarem falando, acho que o contentamento dos Senadores é tão grande que cada um quer se manifestar. Quero juntar minha voz a todas as vozes de congratulações para dizer que ganha o Senado e ganha a indústria brasileira na pessoa desse extraordinário Senador da República, esse gentleman, esse cavalheiro, esse Senador preocupado com os interesses do nosso País. Apresento os meus cumprimentos ao Senador Fernando Bezerra. Junto meu coração ao de todos nesta Casa os quais batem em uníssono de satisfação e de contentamento.

O Sr. Pedro Simon - V. Exª me permite um aparte, nobre Senador Elcio Alvares?

O SR. ELCIO ALVARES - Pois não, nobre Senador Pedro Simon.

O SR. Pedro Simon - Quero felicitar V. Exª pelo seu importante pronunciamento. Não há dúvida alguma de que o Senador Fernando Bezerra se impõe ao nosso respeito e à nossa admiração. É um homem de bem, íntegro. Todos nós conhecemos sua biografia. Creio que a Confederação Nacional das Indústrias foi muito feliz ao escolher um nome como o de S. Exª. Vemos em S. Exª a representação indiscutível do empresariado brasileiro, desse empresariado moderno, que quer se identificar com os problemas do nosso País, aquele que entende que se tem que dar as mãos no sentido de progredir, avançar neste País. Mas manifesto a V. Exª uma alegria que também tenho. Eu já gostava muito de ter o companheiro Albano Franco, Senador como nós, Presidente da Confederação Nacional das Indústrias. Mas agora sinto-me muito feliz porque, quando eu for ao Rio Grande do Sul e me perguntarem sobre o problema da indústria, vou poder dizer: vou falar com o Presidente Fernando Bezerra, que é meu companheiro do Senado e do PMDB. Está lá o PMDB na Presidência da Confederação Nacional da Indústria! Para mim isso é um marco, é muito importante ter o Senador Fernando Bezerra como nosso representante, como representante dos empresários e do Senado Federal na CNI. Mas, de um modo muito especial, sendo S. Exª integrante dos quadros do PMDB, penso que estamos tendo um momento significativo na história do empresariado brasileiro. Aliás, V. Exª já salientou esse fato ao conceder o aparte ao Líder da nossa bancada. Uma pessoa pela qual tenho o maior carinho e respeito é o Senador Garibaldi Alves, pelo tom da integridade e da pureza que S. Exª representou nesta Casa. Vejo que seu colega é da mesma índole, do mesmo estilo. Este é um dia muito importante para o empresariado, para o Senado e - perdoem-me - para o PMDB do nosso País.

O Sr. Valmir Campelo - Senador Elcio Alvares, V. Exª concede-me um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Após as palavras primorosas do Senador Pedro Simon, ouço o Senador Valmir Campelo.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Senador Elcio Alvares, V. Exª dispõe apenas de três minutos.

O Sr. Valmir Campelo - Serei rápido, Sr. Presidente. Senador Elcio Alvares, queria apenas, em meu nome, em nome do Partido Trabalhista Brasileiro, de que tenho a honra de ser Líder, cumprimentar a figura brilhante, querida, amiga, do Senador Fernando Bezerra e dizer da nossa satisfação na data de hoje, quando S. Exª assume a presidência da CNI. Para o Senado Federal, isso é motivo de orgulho. Tenho absoluta certeza de que Fernando Bezerra, pelo seu caráter, pela sua disciplina, pela sua sensibilidade e pelo fato de ser um dos maiores homens públicos do País, irá realizar na CNI um dos lemas do nosso Partido, que é exatamente unir o Capital ao Trabalho. Muito obrigado e parabéns.

O Sr. Carlos Patrocínio - V. Exª concede-me um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Com todo prazer, Senador Carlos Patrocínio.

O Sr. Carlos Patrocínio - Eminente Senador Elcio Alvares, na liderança eventual do Partido da Frente Liberal, eu não poderia deixar de fazer coro às manifestações de apreço e de regozijo de V. Exª neste momento, quando o eminente Senador Fernando Bezerra é alçado à condição de Presidente da CNI. Esse cidadão nordestino, tão logo aqui chegou, conquistou todos os seus pares pela lhaneza, pela franqueza e pelas suas excepcionais qualidades de homem público. Portanto, fica registrado em nome das lideranças do PFL - Senador Hugo Napoleão, Senador Edison Lobão - e em nome de todo Partido o nosso apreço ao novo Presidente da CNI e a nossa grande alegria por essa grande manifestação de V. Exª a respeito do eminente Senador Fernando Bezerra.

O SR. ELCIO ALVARES - Agradeço ao Senador Carlos Patrocínio.

O Sr. Pedro Piva - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Concedo a V. Exª o aparte.

O Sr. Pedro Piva - Senador Elcio Alvares, em nome do meu Partido, em nome de São Paulo, que é um Estado industrial, gostaria de dizer que temos o prazer de ver um homem do nordeste ficar conosco na luta pela redenção da indústria. Tive oportunidade de cumprimentar o nobre Senador e novo Presidente da CNI em São Paulo antes de assumirmos o mandato nesta Casa. Em meu nome, em nome da indústria de São Paulo e de todos os Senadores do Estado de São Paulo, gostaria de cumprimentar o Senador Fernando Bezerra e o seu Vice-Presidente, Presidente da FIESP, Sr. Carlos Eduardo Moreira Ferreira. Muito obrigado.

O Sr. Esperidião Amin - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Concedo a V. Exª o aparte.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Srs. Senadores, peço a V. Exªs que sejam breves, porque o tempo do orador está esgotado.

O Sr. Esperidião Amin - Sr. Presidente, V. Exª pode ficar absolutamente tranqüilo, porque ninguém poderá superar São Paulo em matéria de aparte. Gostaria apenas de registrar o aplauso, o cumprimento e a alegria que, pessoalmente, já fiz chegar ao nosso querido amigo e companheiro Senador Fernando Bezerra.

O Sr. Romero Jucá - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Romero Jucá - Senador Elcio Alvares, apenas gostaria de trazer a palavra do Norte do País, que é a região menos industrializada. Tenho certeza de que, com o Senador Fernando Bezerra na Presidência da CNI, teremos condições de discutir novos rumos para a nossa região. Senador Elcio Alvares, gostaria de parabenizar V. Exª e também o Senador Fernando Bezerra pela posse de hoje.

O Sr. José Ignácio Ferreira - Permita-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. José Ignácio Ferreira - Senador Elcio Alvares, também quero juntar a minha voz ao coro de todos os outros que se manifestaram e à voz do meu Estado, que é o de V. Exª também, nessa oportunidade em que nós realmente estamos muito felizes. Eu, pessoalmente, abracei há pouco o Senador Fernando Bezerra. Todos fizemos isso. Quero dizer a V. Exª, felizes como estamos, que o Congresso está de parabéns, assim como o Senado e a Confederação Nacional da Indústria, que fez chegar ao seu posto maior uma figura da grandeza e da dimensão de Fernando Bezerra, merecedor do nosso respeito, do nosso carinho e da nossa admiração, que assume esse cargo num momento muito importante da vida do País. Eu tenho certeza de que S. Exª irá realizar uma obra marcante na Confederação Nacional da Indústria.

O SR. ELCIO ALVARES - Como penúltimo aparteante, ouço o Senador Bernardo Cabral.

O Sr. Bernardo Cabral - Senador Elcio Alvares, na sexta-feira última, quando presidia a Casa o Senador Vilson Kleinübing, fiz uma espécie de registro, protestando contra a extinção dos quatro esses: SESC, SENAI, SENAC e SESI. Naquela altura, eu homenageava o Senador Fernando Bezerra, dizendo que S.Exª seria o futuro Presidente da Confederação Nacional da Indústria, e S. Exª, redargüindo - como bom mineiro, ou fazendo a política do mineiro, porque não queria antecipar que seria ele o presidente - disse que não era verdade. Eu respondi que a chapa era única e que S. Exª seria ungido presidente. Naquela altura, o que eu queria dizer é que não seria S. Exª que se engrandeceria como Presidente da Confederação Nacional da Indústria; seria o Senado brasileiro, por levar para a chefia daquela Casa um nome da sua estatura. Vejo que eu fazia pouco. V. Exª agora completa e faz realmente o registro que o Senador Fernando Bezerra merecia, o registro do Líder do Governo. Eu apenas quero confirmar, pela Liderança do meu Partido, o registro anterior.

O Sr. Mauro Miranda - Permite-me V. Exª um aparte, nobre Senador Elcio Alvares?

O SR. ELCIO ALVARES - Com muito prazer, nobre Senador Mauro Miranda.

O Sr. Mauro Miranda - Também quero parabenizá-lo e dizer que os Senadores de Goiás, companheiro Senador Fernando Bezerra, estamos orgulhosos da sua presença na Presidência da Confederação Nacional da Indústria. Goiás tem confiança em V. Exª e sabe que irá fazer um grande trabalho. Muitas felicidades na sua luta daqui para frente.

O Sr. Fernando Bezerra - Permite-me V. Exª um aparte, nobre Senador Elcio Alvares?

O SR. ELCIO ALVARES - Ouvimos agora, com muito prazer, o nosso homenageado, Senador Fernando Bezerra.

O SR. FERNANDO BEZERRA - Senador Elcio Alvares, sinto-me profundamente emocionado e agradecido pelas palavras generosas de V. Exª e de todos os companheiros que tiveram oportunidade de aparteá-lo e daqueles que, compreendendo a exigüidade de tempo, aqui vieram me abraçar. Sinto-me investido de um mandato que faz crescer em mim a responsabilidade de dar uma contribuição ao desenvolvimento do nosso País. Fui honrado com o voto de todas as Federações de Indústria do Brasil, mas me toca profundamente o reconhecimento e a palavra de estímulo e apoio que me trazem V. Exª e todos os companheiros desta Casa. Sou muito agradecido por esta oportunidade.

O Sr. Ney Suassuna - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ELCIO ALVARES - Com muito prazer, Senador Ney Suassuna.

O Sr. Ney Suassuna - A Paraíba não queria ficar, sendo vizinha do Rio Grande do Norte, sem trazer também o abraço, a confraternização e os votos de muito sucesso ao nosso companheiro Senador Fernando Bezerra.

O SR. ELCIO ALVARES - Em nome da Paraíba, o Senador Ney Suassuna expressou-se muito bem.

Finalizo, Sr. Presidente, dizendo que esses apartes, recolhidos como a manifestação de verdadeira amizade, representam, na verdade, todo o mérito do meu pronunciamento. Está de parabéns a Casa, a indústria brasileira e, acima de tudo, nosso País por ter Fernando Bezerra na Presidência da Confederação Nacional da Indústria.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 16/08/1995 - Página 13934