Discurso no Senado Federal

COMUNICANDO A REALIZAÇÃO DE ENCONTRO DO PSDB DO PARANA, COM A PRESENÇA DO MINISTRO JOSE SERRA.

Autor
Osmar Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • COMUNICANDO A REALIZAÇÃO DE ENCONTRO DO PSDB DO PARANA, COM A PRESENÇA DO MINISTRO JOSE SERRA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 22/08/1995 - Página 14160
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • DEFESA, LEGITIMIDADE, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PAGAMENTO, CUSTEIO, FAZENDA PUBLICA ESTADUAL, PARTICIPAÇÃO, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), ESCLARECIMENTOS, IMPLANTAÇÃO, POLITICA, GOVERNO.

O SR. OSMAR DIAS (PSDB-PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu nem faria essa comunicação, mas a faço em função da citação do Encontro do PSDB no Paraná no pronunciamento que antecedeu a esse pedido que fiz.

Ocorre que o PSDB realizou um encontro na Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), no sábado, em Curitiba, do qual participei. Aliás, esse encontro deveria ser imitado por outros partidos, inclusive pelo PMDB, que deveria convocar o Ministro José Serra, mesmo se utilizando dos meios de transportes oficiais e com o custo oficial, para os esclarecimentos que prestou nesse encontro a respeito das políticas do Governo. Nele debatemos e criticamos a política social do Governo, bem como a sua política agrícola; debatemos a respeito da questão do Banco Econômico e criticamos a posição do Governo, e fizemos seriíssimas restrições ao comportamento daqueles que defendem a colocação de dinheiro público para tapar rombos da incompetência e da corrupção, conforme a imprensa tem divulgado.

Não acredito que algum Senador possa cobrar do Ministro José Serra o custo da viagem, porque esta foi de extrema relevância para esclarecer as posições do Governo em relação a cada assunto importante que foi colocado naquela reunião: a questão da Agricultura, a questão social, a questão do Banco Econômico. E, felizmente, o Ministro José Serra fez um investimento quando, com o pequeno custo de sua viagem, nos proporcionou conhecer o que não conhecíamos e, dessa forma, evitou críticas descabidas.

Fiz aqui uma crítica ao Ministro José Serra há 10 dias. Não as teria feito se tivesse ouvido seu pronunciamento, como no encontro do PSDB em Curitiba no sábado. Ficaram muito claras quais as dificuldades do Governo em implementar determinadas políticas e qual o cronograma governamental para colocar em prática os programas que estamos defendendo.

Portanto, em vez de cobrarmos do Ministro quem pagou sua viagem, devemos sim agradecer e sugerir aos outros Partidos, inclusive ao PMDB, que convoquem o Ministro José Serra e outros Ministros para comparecerem a esses encontros e prestarem esclarecimentos importantes aos Parlamentares, especialmente a fim de que estes, ao apreciarem matérias no Congresso, saibam definitivamente o que estão votando.

A respeito desse encontro, também dele participei, como muitas autoridades e Senadores, sem qualquer custo oficial. Agradeço, Sr. Presidente, essa deferência.

Repito que, no meu entendimento, todos os Partidos deveriam convocar o Ministro José Serra, que pode prestar esclarecimentos fundamentais que, certamente, nortearão nossos passos aqui no Congresso Nacional.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 22/08/1995 - Página 14160