Discurso no Senado Federal

RAZÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO SOLICITANDO INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA AERONAUTICA SOBRE LEGALIDADE DA PROPOSTA DO GOVERNADOR MARIO COVAS DE VENDA DOS AEROPORTOS DE CUMBICA E DE CONGONHAS.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVIDA PUBLICA.:
  • RAZÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO SOLICITANDO INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA AERONAUTICA SOBRE LEGALIDADE DA PROPOSTA DO GOVERNADOR MARIO COVAS DE VENDA DOS AEROPORTOS DE CUMBICA E DE CONGONHAS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 01/09/1995 - Página 14941
Assunto
Outros > DIVIDA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, MESA DIRETORA, PROVIDENCIA, OBTENÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PROPRIEDADE, AEROPORTO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LEGALIDADE, PROPOSTA, MARIO COVAS, GOVERNADOR, OFERECIMENTO, GARANTIA, EMPRESTIMO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), PAGAMENTO, DIVIDA, BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A (BANESPA).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação urgente. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, preocupa-me bastante e gostaria que esse assunto fosse elucidado, pois considero-o até um assunto de Estado. O Governador Mário Covas entregou como garantia ao Banco Central dois aeroportos: o de Cumbica e o de Congonhas.

O Ministério da Aeronáutica, através da INFRAERO, informa que estes aeroportos não pertencem ao Governo de São Paulo. O Governador Mário Covas, no caso, estaria incurso em crime. E como não desejo isso, e conheço o Governador Mário Covas, e acredito que S. Exª não faria uma coisa desse tipo, peço a V. Exª que, através dos meios normais e legais desta Casa, obtenha os esclarecimentos das autoridades competentes ou mesmo da Bancada de São Paulo, para esclarecer com urgência esse assunto, porque o Banco Central não pode, evidentemente, ficar nessa dúvida em relação a terrenos e aeroportos tão importantes no País sem que se saiba quem são seus verdadeiros donos: se é o Governo de São Paulo ou se é o próprio Ministério da Aeronáutica. Ambos disseram que são donos. E como isso é uma garantia do BANESPA, não posso admitir que o Governador esteja capitulado num crime que o Código Penal qualifica como grave.

De modo que peço a V. Exª, Sr. Presidente, através de um requerimento verbal, providências nesse sentido.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 01/09/1995 - Página 14941