Discurso no Senado Federal

DIFICULDADES DO MUNICIPIO DE ILHEUS (BAHIA) EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DA CRISE CACAUEIRA. APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES EM FAVOR DA RECUPERAÇÃO DO PORTO DE MALHADOS, EM ILHEUS.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • DIFICULDADES DO MUNICIPIO DE ILHEUS (BAHIA) EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DA CRISE CACAUEIRA. APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES EM FAVOR DA RECUPERAÇÃO DO PORTO DE MALHADOS, EM ILHEUS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/09/1995 - Página 15576
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, ILHEUS (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), RESULTADO, CRISE, LAVOURA, CACAU, AUSENCIA, GOVERNO FEDERAL, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ADOÇÃO, PROVIDENCIA, RECUPERAÇÃO, PORTO DE MALHADOS, MUNICIPIO, ILHEUS (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o município de Ilhéus é dos mais importantes da Bahia.

Como todo município da região cacaueira, atravessa uma grande crise, em virtude dos problemas do cacau, problemas esses que se agravam pela falta de providências da área do Governo Federal, que tardam em chegar aos municípios baianos, apesar de providências terem sido adotadas pela área econômica e até por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, mas que a burocracia entrava. Tenho notícias, mais uma vez, que hoje esse assunto se resolverá.

Entretanto, venho à tribuna, neste instante, pedir providências ao Sr. Ministro dos Transportes, em relação ao cais do município de Ilhéus, do porto de Malhado, que também é um porto importante, onde se escoa parte do produto da região sul da Bahia e, sobretudo, também da área do oeste e sudoeste do meu Estado. Esse porto vem sofrendo bastante com a força das marés e, ao longo dos anos, sobretudo do ano passado e neste ano, vem tendo estragos da maior monta, que já atingem não só o porto, mas a própria cidade de Ilhéus.

Daí apelar ao órgão competente, sabendo que a área portuária, que tem sede em Salvador e jurisdição em Ilhéus, já pediu essas providências, ao Sr. Ministros dos Transportes, que, pela sua assessoria nesta Casa ou através de a Voz do Brasil, ele ouça o meu apelo, da Bahia e do povo de Ilhéus, e tome, pelo menos na parte marítima, alguma providência, já que na rodoviária nenhuma providência tem sido tomada.

Seja como for, faço este apelo a V. Exª, Sr. Presidente, para que transmita estas minhas palavras ao Ministro dos Transportes a fim de que este assunto seja resolvido dentro do menor tempo possível, porque a situação se agrava a cada dia, com graves prejuízos, já agora não só para o porto mas também para a população e para a cidade de Ilhéus.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/09/1995 - Página 15576