Discurso no Senado Federal

DEFESA DE AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL, PARA TODO O CONTINENTE SUL-AMERICANO, RESULTANDO, FUTURAMENTE, EM BENEFICIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO DA REGIÃO AMAZONICA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • DEFESA DE AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL, PARA TODO O CONTINENTE SUL-AMERICANO, RESULTANDO, FUTURAMENTE, EM BENEFICIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO DA REGIÃO AMAZONICA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 01/09/1995 - Página 14947
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • DEFESA, AMPLIAÇÃO, AMBITO, ATUAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), INTEGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, OBJETIVO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde que assumi, mediante pronunciamentos e por intermédio da minha ação parlamentar neste plenário e no Governo federal, tenho lutado para ampliar o Mercosul, no sentido de que deixe esse mecanismo de atender somente aos países do sul do Mercosul e se destine a integrar todo o Continente da América do Sul.

Tenho batido nessa tecla e, como membro da Comissão do Mercosul, tenho levado até o Governo federal e até ao Itamaraty, especificamente, as gestões necessárias para que esse encaminhamento seja tomado. Tenho nos meus discursos falado da importância da entrada do norte do Mercosul; ou seja, da Venezuela, da Colômbia, enfim, de todos os países que formam o Pacto Andino, na integração do Mercosul. E tenho dito que essa integração seria importante para o Norte do Brasil, para o Estado de Roraima, para o Estado do Amazonas, para todos os Estados do Norte.

Mas quero aqui hoje fazer uma observação que considero importante. A integração do Norte do Mercosul a esse processo é importante não só para o Norte mas também para o Nordeste. Como prova disso, quero aqui registrar os entendimentos que foram mantidos pelo Governo de Pernambuco através dos secretários de e do Secretário de Indústria e Comércio, no entendimento com a Venezuela, com a PEDVEZA, Companhia Venezuelana de Petróleo, para que fosse financiada em Pernambuco uma refinaria de petróleo, com a participação da PEDVEZA venezuelana e da PETROBRÁS.

Esses entendimentos foram iniciados e praticamente bem encaminhados, esta semana, na Venezuela, em Caracas, por representantes do Governo pernambucano e representantes do Governo brasileiro, através do Itamaraty. Sem dúvida nenhuma, essa é uma notícia auspiciosa, porque demonstra que a integração da Venezuela e dos países do Pacto Andino ao MERCOSUL vem suprir uma lacuna de desenvolvimento no Norte e no Nordeste.

Eu gostaria aqui, em rápidas palavras, de parabenizar o Governo de Pernambuco por esses entendimentos e de registrar, mais uma vez, o apelo ao Itamaraty e ao Governo brasileiro para que agilizem os entendimentos no sentido de viabilizar, num primeiro estágio, as áreas comuns de livre comércio do MERCOSUL com a Venezuela e com o restante dos países do Pacto Andino; e, num segundo passo, a real integração do MERCOSUL em todos os países da América do Sul.

Esse é um fato auspicioso. Esse entendimento abre portas importantes para a economia do Nordeste e para a economia do Norte, e eu não poderia deixar, como Senador de Roraima e como participante do MERCOSUL, de registrá-lo na tarde de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 01/09/1995 - Página 14947