Discurso no Senado Federal

APELO DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAFE DA BAHIA PARA LIBERAÇÃO DE LINHA DE CREDITO DESTINADA A COLHEITA DO CAFE NO ESTADO.

Autor
Josaphat Marinho (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Josaphat Ramos Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • APELO DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAFE DA BAHIA PARA LIBERAÇÃO DE LINHA DE CREDITO DESTINADA A COLHEITA DO CAFE NO ESTADO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/09/1995 - Página 15574
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • LEITURA, OFICIO, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, PRODUTOR, CAFE, ESTADO DA BAHIA (BA), SOLICITAÇÃO, URGENCIA, GOVERNO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, FINANCIAMENTO AGRICOLA, DESTINAÇÃO, COLHEITA, SAFRA, PRODUTO.

O SR. JOSAPHAT MARINHO (PFL-BA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, acabo de receber, da Associação dos Produtores de Café da Bahia, ofício com veemente apelo, referente à absoluta falta de recursos para a colheita do café, que apenas se iniciou.

Acentua o ofício:

      "Os dirigentes do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e BANEB - Banco do Estado da Bahia, presentes, confirmaram a total falta de linha de crédito para este financiamento, e a colheita será em grande parte perdida, se não for financiada, já que a descapitalização do setor é total após a longa crise de preços, a estiagem nos últimos 3 anos e as altas taxas de juros. Só existe uma alternativa: a utilização dos recursos do FUNCAFÉ, que erradamente estão no Banco do Brasil para retenção de safra que na Bahia ainda não foi colhida no financiamento da colheita. O Governo precisa urgentemente autorizar isso. Favor diligenciar neste sentido."

Sr. Presidente, Srs. Senadores, é nesse sentido que estou diligenciando.

No Correio Braziliense de hoje está publicado que o Governo deverá anunciar, no dia 15 de setembro, o Plano de Desenvolvimento da Lavoura Cafeeira, que prevê investimentos na modernização da cultura.

Como se vê, o Plano é amplo e cuida da modernização. O apelo dos cafeicultores da Bahia é no sentido do financiamento imediato, sob pena de perder-se a colheita.

Com este breve pronunciamento, vou transmitir o ofício ao Sr. Ministro da Agricultura, a quem me dirigirei desde logo no sentido de que possam ser atendidos os reclamantes cafeicultores da Bahia.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/09/1995 - Página 15574