Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOÃO CLIMACO D'ALMEIDA, EX GOVERNADOR DO PIAUI E EX DEPUTADO FEDERAL.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOÃO CLIMACO D'ALMEIDA, EX GOVERNADOR DO PIAUI E EX DEPUTADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 13/09/1995 - Página 15702
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO CLIMACO D'ALMEIDA, EX GOVERNADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. FREITAS NETO (PFL-PI. Para encaminhar a votação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu, sábado passado, em Teresina, o ex-Governador João Clímaco D´Almeida, uma das mais veneradas figuras de homem público do meu Estado, com a avançada idade de 85 anos.

Quando novas definições se estabelecem no âmbito da política nacional, na atual gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso, é com a mais comovente emoção que evoco hoje nesta Casa a personalidade de um grande amigo e das mais destacadas da vida pública piauiense.

Filho de Antônio Francisco de Almeida e de D. Emília Rocha de Almeida e nascido na antiga vila de Porto Alegre, hoje cidade de Guadalupe, situada no sul do meu Estado, uma das regiões mais pobres e desassistidas do País, mas que hoje se projeta como das mais promissoras, exerceu sua carreira funcional no antigo Banco Comercial e Agrícola do Piauí, atual Banco do Estado do Piauí, fechado, por inadimplência, em outubro de 1990, e, em 1994, reaberto, depois de inauditos sacrifícios, ao final de minha gestão como Governador do Estado. Ali, ascendeu aos mais diferentes postos, de contínuo a diretor, e dali saiu ao ser eleito, em 1948, Vereador de nossa capital.

Em sua vida pública, que foi das mais destacadas, exerceu sucessivamente os cargos de Vereador de Teresina, Deputado Estadual, Vice-Governador por duas vezes - uma das quais como companheiro de chapa do eminente e saudoso Senador Petrônio Portella - Presidente do Poder Legislativo, Governador e, finalmente, Deputado Federal em duas Legislaturas, chegando a ser membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Era o nosso Joqueira, como era popularmente conhecido pelo povo de nossa terra, uma de suas figuras mais populares, por todos os títulos merecedora do apreço e da consideração de seus coestaduanos e, assim, era tido em alta conta pelos amigos, sobretudo pelos humildes e necessitados, tratando a todos de forma paternal e bem humorada.

Exerceu, por longos anos, a vice-presidência estadual do antigo Partido Social Democrático, o velho PSD, escola de políticos notáveis e de notáveis estadistas, ao tempo em que presidia aquela agremiação meu avô, Antônio de Almendra Freitas, e ali se distinguiu como político hábil, contemporizador e tolerante, levando esse partido, em meu Estado, às mais expressivas vitórias nas urnas.

É essa admirável figura humana que evoco nesta Casa, compartilhando os sentimentos do povo piauiense e de sua família, de modo especial unindo-me à dor de sua viúva, D. Hercília Torres d'Almeida, nesta hora de saudade.

Um dos grandes poetas de minha terra e da língua portuguesa, Da Costa e Silva, em um dos mais perfeitos sonetos de nossa língua, definiu a saudade como a "asa de dor do pensamento"

Voltando para a minha terra, nessa hora de luto e de evocação, e ferido pela asa de dor do pensamento, peço a esta Augusta Casa que consigne em seus Anais um voto de profundo pesar pelo falecimento do meu conterrâneo e amigo João Clímaco d'Almeida, uma das figuras tutelares da vida pública piauiense.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 13/09/1995 - Página 15702