Discurso no Senado Federal

SAUDANDO O DESEMPENHO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NO PLANO INTERNACIONAL.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • SAUDANDO O DESEMPENHO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NO PLANO INTERNACIONAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 16/09/1995 - Página 15924
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMBITO INTERNACIONAL, OBTENÇÃO, PROGRESSO, NEGOCIAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, DEMONSTRAÇÃO, POSSIBILIDADE, BRASIL, CONCORRENCIA, MERCADO INTERNACIONAL.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero saudar com entusiasmo o desempenho do Presidente Fernando Henrique Cardoso no plano internacional. Na atual quadra de realidades da economia mundial, nações emergentes como o Brasil não têm alternativas fora da linha fatalista de que, ou aderem à globalização, ou sucumbem. Estamos amadurecidos no plano interno, e conhecemos o nosso grande potencial. Mas é imperativo entender os mercados em que querendo ou não estamos integrados, e preparar-se para a convivência com os seus conflitos e as suas complexidades. Veja-se o exemplo recente do México, com as suas repercussões no Brasil.

Temos, felizmente, um Presidente que se garante no sofisticado mundo da diplomacia. Intelectual, poliglota, sensível e experiente, o Presidente da República vai falando pelos continentes uma linguagem de Primeiro Mundo, e, felizmente, vai sendo ouvido com respeitoso interesse. A retaguarda é garantida pelo equilíbrio e pela lealdade do vice-Presidente Marco Maciel, na sua intimidade com os ritos democráticos e com as boas soluções administrativas.

Os jornais de hoje estampam os avanços obtidos por Fernando Henrique Cardoso nas negociações para a integração entre o Mercosul e a União Européia. É um fato auspicioso que retrata a maioridade que o Brasil vai adquirindo no jogo complicado dos interesses internacionais. Com isso, cresce a expectativa de que o Brasil venha a multiplicar seus tentáculos por todos os quadrantes do mundo. Temos a tradição histórica da identidade com os Estados Unidos e a América Latina, no comércio exterior. Temos as identidades culturais e diplomáticas com a África. Intensificam-se cada vez mais as projeções de comércio com a Ásia. Já temos com a Europa, graças às afinidades com Portugal, uma grande porta de entrada para o Mercado Comum Europeu. Agora, o Presidente da República busca uma sistematização de um espectro mais amplo e mais direto com toda a Comunidade Européia.

Com a abertura da economia brasileira para os investimentos internacionais, e com as reformas aprovadas pelo Congresso, o Brasil está oferecendo ao mundo, sem riscos para a sua soberania, um extenso universo de oportunidades na potencialidade das matérias primas, na capacidade de nossos técnicos e no amadurecimento de nossos empresários. Faltam-nos capitais para multiplicar empregos, aumentar a produção que equilibre o consumo e facilite o controle da inflação, e ampliar as exportações para quebrar as crises cíclicas das reservas cambiais. O Presidente Fernando Henrique está rigorosamente afinado com este momento, e exerce a sua liderança com notável sensibilidade para os seus compromissos.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 16/09/1995 - Página 15924