Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ILUSTRE POLITICO CEARENSE MANOEL CASTRO FILHO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ILUSTRE POLITICO CEARENSE MANOEL CASTRO FILHO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 20/09/1995 - Página 16128
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MANOEL CASTRO FILHO, POLITICO, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA - (PSDB- CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra, com base no art. 14, para fazer um registro fúnebre. O Regimento me assegura esse direito.

Faleceu, na noite de ontem, no Ceará, o Dr. Manoel Castro Filho, Deputado Estadual em várias legislaturas, inclusive Constituinte Estadual; Vice-Governador e Governador do Estado, quando o então Governador Virgílio Távora se afastou e renunciou ao mandato para disputar o cargo de Senador da República pelo Ceará.

Manoel Castro foi uma das lideranças políticas mais autênticas no Ceará. Pontificou durante muitos anos como uma das principais chefias políticas da região do Vale do Jaguaribe, centrado na cidade de Morada Nova, terra que lhe serviu de berço e à qual serviu com grande dedicação e espírito público.

Foi um homem autêntico, bacharel em Direito, tabelião em Fortaleza. Primou pela sua participação na política; expunha, com grande sinceridade, com grande franqueza, de maneira até rude, suas opiniões e seus conceitos.

Foi sempre uma pessoa acatada e de grande aceitação na sociedade cearense e no meio político, onde militou até concluir seu mandato como Governador do Estado do Ceará.

É, portanto, imperioso prantear seu desaparecimento neste momento, o que faço em meu nome e dos dois outros Senadores cearenses com assento nesta Casa. Peço que a Mesa faça chegar a sua família e ao Governo do Estado do Ceará votos de pesar pelo desaparecimento do ilustre homem público cearense.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 20/09/1995 - Página 16128