Pronunciamento de Carlos Wilson em 19/09/1995
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM POSTUMA AO EX DEPUTADO AUGUSTO NOVAES, DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
- Autor
- Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
- Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM POSTUMA AO EX DEPUTADO AUGUSTO NOVAES, DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 20/09/1995 - Página 16160
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, AUGUSTO NOVAES, EX-DEPUTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta semana tem sido muito pesarosa para mim. Ocupo esta tribuna pela segunda vez para homenagear a memória de outro amigo querido, também político de destaque, que a morte nos levou.
Ontem lembrei Antonio Mariz. Hoje minhas palavras serão para Augusto Novaes, com quem tive o privilégio de estreitar laços de amizade no início da década de 70, quando foi suplente de meu pai no Senado Federal.
Augusto Novaes, Sr. Presidente, teve uma brilhante trajetória política, como bem o sabem os parlamentares mais antigos do Congresso nacional. Introduzido na vida política pelos saudosos Senadores Novaes Filho e João Cleofas, exerceu por quatro legislaturas o mandato de deputado estadual e como deputado federal representou Pernambuco durante outros doze anos.
Além desses vinte e oito ano de profícua atividade parlamentar, exerceu, ainda, intensa atividade político-partidária. Ocupou, entre outros cargos, os de presidente dos Diretórios Estaduais dos antigos partidos da ARENA e do PDS, além de ter sido Delegado do extinto PPR à sua Convenção Nacional.
Destacou-se, também, como excelente administrador. Ao longo de sua vida, ocupou inúmeros cargos públicos no Poder Executivo estadual pernambucano. No Governo de Nilo Coelho, foi Secretário Assistente. No de Eraldo Gueiros foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais de Pernambuco. Durante a gestão de Moura Cavalcanti foi Diretor Administrativo da Companhia de Eletrificação de Pernambuco.
Amigo sincero, com quem se podia contar em todas as horas, foi também um adversário leal, como bem o sabem os que o enfrentaram na vida política. Cidadão de conduta irrepreensível, Pernambuco e o Nordeste muito devem a Augusto Novaes.
Toda a sua vida foi dedicada à causa do desenvolvimento do Estado e da Região. A superação dos problemas econômicos e sociais do povo pernambucano, em particular, e dos nordestinos, em geral, foram sempre a sua primeira preocupação tanto política quanto pessoal.
Também como empresário teve atuação destacada, tornando-se reconhecido credor de Pernambuco pelo muito que realizou na economia do Estado, particularmente na agroindústria canavieira.
Agora nos falta a palavra amiga e experiente de Augusto Novaes. Contudo, restam-nos o consolo e a certeza de que seu exemplo de vida há de nos guiar no futuro, servindo-nos sempre como referencial seguro na busca de dias melhores para Pernambuco, o Nordeste e o Brasil.
Muito obrigado.