Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA FORMALIZAÇÃO DO CONVENIO ENTRE O MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HIDRICOS E DA AMAZONIA LEGAL, ATRAVES DO IBAMA, E O MINISTERIO DO EXERCITO PARA A FISCALIZAÇÃO DA FAUNA E FLORA DA REGIÃO AMAZONICA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • REGOZIJO PELA FORMALIZAÇÃO DO CONVENIO ENTRE O MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HIDRICOS E DA AMAZONIA LEGAL, ATRAVES DO IBAMA, E O MINISTERIO DO EXERCITO PARA A FISCALIZAÇÃO DA FAUNA E FLORA DA REGIÃO AMAZONICA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 21/09/1995 - Página 16227
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • ELOGIO, CONVENIO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MINISTERIO DO EXERCITO (ME), OBJETIVO, COOPERAÇÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), AREA, COMANDO MILITAR DA AMAZONIA (CMA), FISCALIZAÇÃO, FAUNA, FLORA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, FAIXA DE FRONTEIRA.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DECLARAÇÃO, LUIZ MOURA, MINISTRO DE ESTADO, GOVERNO ESTRANGEIRO, CONFIRMAÇÃO, INGRESSO, PAIS ESTRANGEIRO, CHILE, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. ROMERO JUCÁ - (PFL-RR. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria, neste momento, de registrar e elogiar o convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal e o Ministério do Exército para atuação conjunta na região Amazônica.

Esse convênio tem por objeto a cooperação entre o Ministério do Exército e o IBAMA, na área específica do Comando Militar da Amazônia, com a finalidade de operacionalizar a fiscalização da fauna e da flora na região Amazônica, bem como a educação ambiental e o exercício da ecocidadania, por meio do apoio mútuo entre os órgãos convenentes, buscando proporcionar melhores condições de vida às populações da faixa de fronteira, com a reversão de bens materiais apreendidos, nos termos do convênio, para atuar junto a essas populações.

Esse convênio, na prática, vem dotar o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal de uma condição operacional muito maior, fazendo com que a educação ambiental e a fiscalização possam chegar aos rincões mais distantes da nossa Amazônia.

Gostaria de parabenizar o Ministro Gustavo Krause, o Ministro Zenildo Lucena, o Presidente do IBAMA, Raul Jumgmam, e o General Germano Arnoldi Pedrozo, Comandante do Comando Militar da Amazônia, pela iniciativa, que é de uma importância muito grande para a nossa região.

Quero, também, Sr. Presidente, registrar neste plenário a importante afirmação do Ministro do Planejamento do Chile, Luiz Maira, quando afirmou recentemente que aquele país amigo, o Chile, deverá ingressar, já no ano de 1996, no MERCOSUL. Temos aqui, no Senado Federal, nos batido pela ampliação do MERCOSUL, pelo ingresso de novos países nesse mercado comum. Temos lutado pelo ingresso da Venezuela, da Guiana e dos países do norte no MERCOSUL. Mas queremos registrar também, com muita satisfação, a importância da declaração do Ministro chileno que, inclusive na sua fala, diz: "Hoje é muito mais prioridade para o Chile participar do MERCOSUL do que do NAFTA, grupo do qual fazem parte os Estados Unidos, México e Canadá".

Portanto, essa é uma afirmativa da maior importância para o Brasil, que gostaria de registrar no plenário na tarde de hoje.

Muito obrigado.

Era o que tinha dizer, Sr. Presidente. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 21/09/1995 - Página 16227