Discurso no Senado Federal

ANIVERSARIO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA.

Autor
Emília Fernandes (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ANIVERSARIO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 21/09/1995 - Página 16230
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, REVOLUÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

A SRª EMÍLIA FERNANDES (PTB-RS. Para uma comunicação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, valho-me deste espaço regimental para reverenciar o 20 de setembro, data máxima do Estado do Rio Grande do Sul, em que comemoramos a Revolução Farroupilha, seus feitos e seus heróis.

Uma Revolução, como já dissemos neste Plenário, que destacou o sentimento gaúcho de rebeldia contra as injustiças e reafirmou o espírito federalista de justiça, igualdade e unidade nacional.

A data de 20 de setembro é um momento de reflexão, de resgate dos valores, da história e cultura do nosso povo que, agora, transformada em feriado estadual, ganha uma nova dimensão cívica para todos os gaúchos.

Este momento está sendo possível, devido ao parecer favorável que apresentamos e que esta Casa aprovou, ao Projeto 97/95, de autoria do Deputado Jarbas Lima, concedendo permissão aos Estados para definir como feriado sua data magna.

A sanção do Presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia 12 de setembro, possibilitou ao Governador Antônio Britto a decretação do feriado estadual já neste ano.

Hoje, portanto, acontecem na maioria dos municípios desfiles de cavalarianos tipicamente pilchados, como dizemos no Rio Grande, ou seja, com trajes tradicionais.

As comemorações que se desenvolvem por uma semana, a Semana Farroupilha, também mobilizam as escolas e envolvem mais de dois mil centros de tradições gaúchas e entidades tradicionalistas.

Um exemplo dessa festa eu conheço muito bem, pois minha cidade, Sant Ana do Livramento, é considerada a capital do tradicionalismo e palco do maior desfile do Estado, com mais de quatro mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apesar da distância, sinto-me irmanada com o povo do Rio Grande, que neste dia pode afirmar coletivamente os valores que marcam os gaúchos, e em especial os tradicionalistas - a sinceridade, o desprendimento e a lealdade.

É um sentimento de integração que gostaríamos de compartilhar com o conjunto dos Srs. Senadores e com o povo dos seus Estados, através das palavras de Darcy Paixão, dizendo que:

      "Cabe ao tradicionalista assumir o seu compromisso de cidadão e de gaúcho. Enfrentar a parada. Campear novos rumos, mais seguros e felizes. Abrir os olhos em busca de liberdade e do saber. Plantar no agora a igualdade do sempre... para si... para os seus... para todos!"

É a homenagem que gostaríamos de prestar, neste momento, ao povo do Rio Grande do Sul.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 21/09/1995 - Página 16230