Discurso no Senado Federal

OS 30 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • OS 30 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR.
Publicação
Publicação no DCN2 de 15/09/1995 - Página 15842
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, REGULAMENTAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR.
  • ANALISE, IMPORTANCIA, CATEGORIA PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 09 de setembro deste ano, comemoraram-se os 30 anos de regulamentação da profissão de Administrador no Brasil. Profissão esta que representa a minha escolha pessoal de juventude, e na qual tenho podido contribuir na dupla condição de empresário e professor da matéria na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a honra de participar da formação de novos Administradores, entusiasmados com a perspectiva de mudar este País, através da qualidade gerencial aplicada.

Lembro-me que, na década de 30, o Professor Luiz Simões Lopes, então Diretor-Geral do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público, preocupado com a burocracia que emperrava o Serviço Público, viajou aos Estados Unidos para buscar subsídios que pudessem contribuir para a implementação e dinamização da Administração no Brasil. Lá, conheceu o expert em Administração, ou seja, o Técnico em Administração, que trabalhava na Civil Service Comission, órgão do governo americano responsável pela Administração do Estado.

De volta ao Brasil, o Professor Simões Lopes propôs ao Presidente Getúlio Vargas a criação, nos quadros de pessoal do DASP, da categoria profissional do Técnico em Administração, hoje Administrador.

Vale registrar, também, a criação, em São Paulo, do IDORT - Instituto de Organização Racional do Trabalho, por Armando Sales de Oliveira, que teve papel fundamental para o surgimento da profissão no Brasil. Gostaria também de lembrar o Professor Albino Nogueira de Farias, que começou a preparar bibliografia sobre a matéria e foi um dos nossos fundadores. Trabalhei a seu lado na implantação da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965, quando começamos a implantar os Conselhos Regionais de Técnicos de Administração e o Conselho Federal de Técnicos de Administração, ao qual, inclusive, tive a honra de pertencer por longo tempo.

Entretanto, somente em 1965 foi regulamentada, de fato, a profissão, com a sanção presidencial da Lei nº 4.769, de 09 de setembro daquele ano.

Hoje, consolidada, podemos registrar um contingente de mais de 480 mil Administradores formados no País. Somamos mais de 380 cursos de Administração, onde são oferecidas 60 mil vagas por ano aos aspirantes à profissão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é do conhecimento de todos nós que o Estado brasileiro se expandiu tanto que atingiu todos os setores da vida produtiva. Constatamos, por isso mesmo, que em todos os programas de Governo dos candidatos à Presidência da República, nos últimos pleitos, é encontrada a proposta de reforma do Estado.

Igualmente notória é a constatação de que a maioria dos problemas encontrados hoje nas organizações públicas e privadas deve-se à falta de bons gerentes.

No atual momento histórico, quando está chegando ao Congresso Nacional um projeto de reforma administrativa para o Estado brasileiro, gostaria de, ao homenagear os Administradores, que nos 30 anos de regulamentação da profissão fizeram com que ela ocupasse esse espaço, ressaltar, principalmente, a importância que os mesmos poderão ter para a consecução da referida Reforma Administrativa, pois são eles os detentores do conhecimento da Ciência da Administração, tão útil à reengenharia do Estado.

Os administradores têm-se mobilizado em busca do aprimoramento profissional, através de congressos e eventos como o ENBRA - Encontro Brasileiro de Administração, que a cada biênio é realizado em um Estado da Federação. Mas não se restringem os administradores ao espaço geográfico interno e buscam permanentemente o aprimoramento profissional.

No próximo mês, Sr. Presidente, Srs. Senadores, estará acontecendo em Miami o IV FIA - Fórum Internacional de Administração, promovido pelo Conselho Federal de Administração em parceria com a North-South Center University of Miami, onde serão tratados temas da maior relevância, não só da administração do Brasil e dos países latino-americanos, mas também dos anglo-saxões. Com toda certeza, os temas ali tratados serão da maior relevância, proporcionando aos participantes uma visão do seu País e de suas organizações, a partir de uma ótica externa.

Como se vê, os Administradores brasileiros partem em busca da interação com o cenário internacional, objetivando a excelência para as suas organizações.

Como membro da categoria e Senador da República não poderia deixar passar em branco data tão auspiciosa.

Parabéns, Administradores brasileiros!

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, era essa a colocação que queria fazer sobre uma profissão que tem, gradativamente, ocupado um espaço cada vez maior.

Antes de encerrar minha participação, Sr. Presidente, encaminho à Mesa pedido de sessão especial, em data a ser oportunamente marcada, para comemorarmos uma instituição que também tem prestado relevantes serviços a este País, a Chevrolet do Brasil, que completa 70 anos de existência.

Agradeço a V. Exª e aos Senadores, pedindo que aprovem este requerimento que encaminho à Mesa.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 15/09/1995 - Página 15842