Discurso no Senado Federal

RECENTE AUMENTO NOS PREÇOS DOS COMBUSTIVEIS.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • RECENTE AUMENTO NOS PREÇOS DOS COMBUSTIVEIS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 29/09/1995 - Página 17002
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • APREENSÃO, VONTADE, GOVERNO, ALTERAÇÃO, POLITICA DE PREÇOS, TRANSPORTE, COMBUSTIVEL, PREJUIZO, REGIÃO AMAZONICA, AUMENTO, CUSTO DE PRODUÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO, EXCLUSÃO, REGIÃO AMAZONICA, PROCESSO, AUMENTO, PREÇO, TRANSPORTE, COMBUSTIVEL.

O SR. ROMERO JUCÁ - (PFL-RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, o Governo anunciou um aumento dos combustíveis e nesse aumento evidenciou a intenção de começar a desequalizar a questão do transporte desses produtos.

Desta tribuna, neste momento, quero fazer um apelo à área do Governo e ao Ministério das Minas e Energia, responsável pelo setor, para que efetivamente essa intenção não chegue até a Amazônia. Estamos correndo o risco de ver novamente o preço do gás de cozinha e do combustível, que fornece a condição para que se tenha energia elétrica na maioria das cidades da Amazônia, inclusive no meu Estado Roraima, passar a ser, de repente, mais alto do que a média nacional, gerando uma situação a mais para brecar o desenvolvimento da nossa Região.

Faço, portanto, este alerta para dizer que esperamos do Ministro Raimundo Brito, da PETROBRÁS, da área de controle do petróleo, que essa desequalização do sistema de transporte em nível do custo dos combustíveis não chegue até a região da Amazônia como acontece hoje. Temos conseguido, até agora, deixar à margem da planilha de gastos esse processo de aumento dos preços dos transportes relativamente à Amazônia. Esperamos que continue assim.

Faço esta comunicação e apelo para o Governo porque entendo que se ocorrer o que pregam os burocratas a região amazônica estará mais uma vez destinada ao subdesenvolvimento e às dificuldades, principalmente as cidades localizadas no interior das nossas matas, e espero uma posição de caráter social, de sensibilidade do Governo Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 29/09/1995 - Página 17002