Pronunciamento de Mauro Miranda em 28/09/1995
Discurso no Senado Federal
COMUNICANDO A CASA A ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DO GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-ROMENIA, NA QUAL S.EXA. FOI HONRADO COM A PRESIDENCIA.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- COMUNICANDO A CASA A ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DO GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-ROMENIA, NA QUAL S.EXA. FOI HONRADO COM A PRESIDENCIA.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 29/09/1995 - Página 17002
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- ANUNCIO, ELEIÇÃO, DIRETORIA, GRUPO PARLAMENTAR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ROMENIA, PRESIDENCIA, ORADOR, IMPORTANCIA, INTERCAMBIO COMERCIAL, INTERCAMBIO CULTURAL.
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO. Para breve comunicação. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comunico a este Plenário que, no último dia 12 de setembro, foi constituída e eleita a primeira diretoria do Grupo Parlamentar Brasil-Romênia, entidade que terá o objetivo de fortalecer a cooperação interparlamentar entre os dois países amigos.
Autor do projeto de resolução que deu origem à criação do grupo ainda como deputado, em 1984, tive a honra de ser conduzido a sua Presidência e de contar com a colaboração do nobre Deputado Werner Wanderer para a primeira Vice-Presidência. Os demais companheiros de diretoria, igualmente eleitos, serão o Senador Antonio Carlos Valadares e os Deputados Átila Lins e Pedro Valadares.
Além dos vínculos culturais da latinidade, Brasil e Romênia têm outras identidades que justificam a aproximação, agora oficializada, entre os representantes de seus parlamentos.
As transformações políticas ocorridas no Leste Europeu, na virada da década atual, reforçaram ainda mais os laços entre as duas nações, abrindo canais mais amplos para o intercâmbio nas áreas da indústria, do comércio, dos serviços e da cultura.
Com um acordo de cooperação, datado de 1963, o Brasil já era o principal pareceiro do governo de Bucareste, antes mesmo da reforma democrática que ocorreu naquele país.
Creio que temos todos os motivos para aplaudir esse novo instrumento de aproximação com o povo romeno. Estou seguro da grande contribuição que o Congresso brasileiro poderá oferecer ao enriquecimento das relações entre os dois países e ao fortalecimento da complementaridade entre os dois mercados.
Nesta breve comunicação, em que dou conhecimento do fato a esta Casa, quero saudar os colegas de diretoria e manifestar meu desejo de que a iniciativa promova todos os resultados esperados.
Muito obrigado.