Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JAIR ALVES DOS REIS, EM RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JAIR ALVES DOS REIS, EM RORAIMA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 29/09/1995 - Página 17075
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JAIR ALVES DOS REIS, PECUARISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, gostaria de comunicar, com pesar, o falecimento hoje em Roraima, Boa Vista, do Sr. Jair Alves dos Reis. Pioneiro de Roraima, homem que construiu, ao longo de vários anos, uma história de trabalho e dedicação àquele antigo Território, hoje Estado. Até há pouco tempo, o Sr. Jair Alves dos Reis era um dos maiores criadores de gado de Roraima, um empreendedor, homem que construiu com as próprias mãos um processo de desenvolvimento no Norte do nosso Estado. Mas, infelizmente, por conta de conflitos, por conta de pendências da questão indígena, por conta de uma má política, formulada pelo próprio Governo Federal, por conta de uma ausência de definição nessa questão fundiária e legal de Roraima, o Sr. Jair Alves dos Reis viu-se praticamente expulso das suas terras; viu-se praticamente falido. Todo o seu trabalho, realizado ao longo de mais de cinqüenta anos, caíra por terra. Ao sair de suas terras, o Sr. Jair Alves dos Reis foi para Boa Vista e, infelizmente, lá, faleceu, hoje, em conseqüência, talvez, de todo esse sofrimento.

Quero registrar com pesar o fato e dar os pêsames à família e a todo o povo de Roraima que o amava. Quero também dizer ao Governo Federal que talvez o exemplo e o sofrimento da família de Jair Alves dos Reis e de todos os roraimenses sirva de estímulo para que se encare essa questão da solução das áreas indígenas, rapidamente, e Roraima possa ter pacificada essa questão.

Não estamos culpando as comunidades indígenas; elas precisam ter suas terras; defendemos a demarcação das áreas indígenas, mas solicitamos uma rápida solução racional: em vez do conflito, em vez do sofrimento, que surja uma solução para a paz do nosso Estado.

Quero aqui novamente externar os meus pêsames aos familiares e a todo o povo de Roraima pela grande perda que foi o falecimento do Sr. Jair Alves dos Reis no dia de hoje.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 29/09/1995 - Página 17075