Pronunciamento de Romero Jucá em 25/09/1995
Discurso no Senado Federal
REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO SOBRE OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DOS GABINETES DOS SENADORES. REQUERIMENTO A SER APRESENTADO POR S.EXA. A MESA SOLICITANDO ESCLARECIMENTOS SOBRE OS VERDADEIROS VALORES DESTAS DESPESAS. REPUDIO A CAMPANHA CONTRA O MINISTRO ADIB JATENE, QUE LUTA POR MAIORES RECURSOS PARA A SAUDE.
- Autor
- Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.
SAUDE.:
- REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO SOBRE OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DOS GABINETES DOS SENADORES. REQUERIMENTO A SER APRESENTADO POR S.EXA. A MESA SOLICITANDO ESCLARECIMENTOS SOBRE OS VERDADEIROS VALORES DESTAS DESPESAS. REPUDIO A CAMPANHA CONTRA O MINISTRO ADIB JATENE, QUE LUTA POR MAIORES RECURSOS PARA A SAUDE.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 26/09/1995 - Página 16686
- Assunto
- Outros > SENADO. SAUDE.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, CUSTO, MANUTENÇÃO, GABINETE, SENADOR.
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, SENADO, DESPESA, MANUTENÇÃO, GABINETE, SENADOR.
- CONTESTAÇÃO, ORADOR, CAMPANHA, NATUREZA POLITICA, OPOSIÇÃO, ADIB JATENE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), LUTA, OBTENÇÃO, RECURSOS, SAUDE.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornal O Estado de S.Paulo de domingo publicou matéria em sua primeira página onde consta que cada gabinete de Senador custa R$685 mil por mês. Para fazer a matéria o jornalista trabalhou com o orçamento do Senado Federal, dividindo seu custo por 81 gabinetes de Senadores. É claro que o custo levantado é um sofisma.
Quero fazer um requerimento à Mesa para que o Senado faça um levantamento e torne público, inclusive para os Senadores, qual a despesa operacional efetiva de cada gabinete de Senador. Acho que é de fundamental importância que se esclareça quanto custamos e que despesa estamos tendo no gabinete de cada Senador. Por exemplo: hoje, em meu gabinete, não havia clipes. Mandei comprá-los com dinheiro do meu bolso. Cada senador nomeia apenas três assessores parlamentares. Dessa forma, é importante que se torne clara a questão, até para que se discutam aqui melhores condições de trabalho para os senadores em seus gabinetes.
Essa era uma questão que gostaria de levantar, Sr. Presidente. Quero aproveitar a oportunidade para repudiar de público a campanha que se tem feito contra o Ministro Adib Jatene por conta de sua luta pela implantação da contribuição financeira sobre os cheques para a saúde. Pudemos acompanhar no final de semana matérias que tentam envolver o Ministro Adib Jatene na questão de desvios de informação sobre as IHs da Fundação Adib Jatene. Sabemos que o Ministro não administra essa Fundação. S. Exª tem folha limpa, é pessoa de idoneidade acima de qualquer questionamento. Se alguém discorda da luta do Ministro Adib Jatene pela implantação da contribuição sobre cheques para a Saúde que se pronuncie de forma decente e não venha com matérias perniciosas, com acusações infundadas atacar a honra de um Ministro que tem dado uma contribuição enorme à Saúde no País.
Era o que deseja dizer, Sr. Presidente. Agradeço a V. Exª a oportunidade.