Discurso no Senado Federal

DANDO CONHECIMENTO A CASA DA ENTREGA, POR UMA COMISSÃO DE PARLAMENTARES E SINDICALISTAS DO ESTADO DO ACRE, DE REPRESENTAÇÃO CRIMINAL CONTRA O GOVERNADOR DAQUELE ESTADO, SR. ORLEI MESSIAS CAMELI, AO PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA.

Autor
Flaviano Melo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Flaviano Flávio Baptista de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • DANDO CONHECIMENTO A CASA DA ENTREGA, POR UMA COMISSÃO DE PARLAMENTARES E SINDICALISTAS DO ESTADO DO ACRE, DE REPRESENTAÇÃO CRIMINAL CONTRA O GOVERNADOR DAQUELE ESTADO, SR. ORLEI MESSIAS CAMELI, AO PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1995 - Página 254
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, INICIATIVA, COMISSÃO, CONGRESSISTA, REPRESENTANTE, SINDICATO, ESTADO DO ACRE (AC), ENTREGA, REPRESENTAÇÃO JUDICIAL, AÇÃO PENAL, GERALDO BRINDEIRO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, IMPUTAÇÃO, ORLEIR CAMELI, GOVERNADOR, RESPONSABILIDADE, MALVERSAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, INVASÃO, TERRAS INDIGENAS, ILEGALIDADE, RETIRADA, MADEIRA, SONEGAÇÃO, IMPOSTOS, EXPLORAÇÃO, TRABALHADOR, UTILIZAÇÃO, AERONAVE, EXECUÇÃO, CONTRABANDO.

O SR. FLAVIANO MELO (PMDB-AC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço uso hoje da palavra para que conste nos anais do Senado e para dar conhecimento à Nação de que ontem, dia três de outubro de 1995, uma comissão de parlamentares e sindicalistas do Estado do Acre - que tive a honra de integrar -, entregou ao Procurador Geral da República, Sr. Geraldo Brindeiro, Representação Criminal contra o governador do Acre, Sr. Orleir Messias Cameli, pedindo a sua denúncia no Superior Tribunal de Justiça, em virtude de fatos tipificados criminalmente e que afrontam a população do Estado.

A referida Representação - que tem como signatários entidades, personalidades, senadores, deputados federais, vereadores, funcionários públicos e profissionais liberais - encontra-se instruída com farta documentação e aborda indícios irrefutáveis da participação do governador Orleir em ilícitos penais, quer como cidadão comum, quer investido no cargo de governador do Estado.

As denúncias vão desde o caso da apreensão do Boeing 727-200, apreendido pela Receita Federal, em agosto deste ano, no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, à malversação de recursos públicos, invasão de terras indígenas, retirada ilegal de madeira, sonegação de impostos e prática de trabalho escravo.

São denúncias da mais alta gravidade e que requerem providências urgentes, sob pena de estarmos condenando o Acre e o seu povo a imergirem, cada vez mais, no caos em que se encontram.

Só para exemplificar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, enquanto pesa contra o governador tão sérias acusações, o Estado nada em miséria, não há investimentos em saúde, educação, segurança, geração de emprego, entre outras ações de governo imprescindíveis à população.

Neste aspecto, cumpre ressaltar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o pronunciamento que agora faço e as providências que estamos tomando, como a Representação entregue ao Procurador Geraldo Brindeiro, não têm a menor conotação política, senão vêm em defesa dos interesses maiores do sofrido povo acreano, e até mesmo da própria governabilidade do Estado que, em virtude dos abusos e desmandos do atual administrador, está na iminência de ser inviabilizada.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1995 - Página 254