Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM A EMPRESA JORNALISTICA FOLHA DIRIGIDA, DO RIO DE JANEIRO, PELO TRANSCURSO DE SEUS 10 ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.

Autor
Artur da Tavola (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RJ)
Nome completo: Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A EMPRESA JORNALISTICA FOLHA DIRIGIDA, DO RIO DE JANEIRO, PELO TRANSCURSO DE SEUS 10 ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/1995 - Página 1242
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA JORNALISTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESA JORNALISTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, JORNALISMO, RESPONSAVEL, COLABORAÇÃO, PROGRESSO, FORMAÇÃO, RECURSOS HUMANOS.

            O SR.ARTUR DA TÁVOLA (PSDB-RJ) - Sr. Presidente, Srs. Senadores , Srªs Senadoras e demais presentes, é com grata satisfação que desejo registrar aqui no Senado Federal uma palavra de aplauso e de apoio ao trabalho que vem sendo realizado pela Empresa Jornalística Folha Dirigida, do Rio de Janeiro, que comemora, esta semana, seus 10 anos de atuação no mercado editorial brasileiros. Atualmente o grupo edita 12 jornais sobre vários segmentos da sociedade.

            Seria apenas mais uma celebração entre tantas que acontecem pelo país afora, se não fosse uma particularidade especial que merece ser destacada: a viga mestre da diretriz editorial dos jornais desse Grupo está calcada na educação e no mercado de trabalho.

            A Folha Dirigida criou o jornalismo de serviços, uma inovação que veio favorecer a população. São 16 publicações, cada qual atingindo um público específico. O Jornal se especializou na área de recursos humanos, concursos e educação. O caderno de vestibular, por exemplo, que circula quinzenalmente em todo o país, serve como orientação para milhares de jovens que todos os anos disputam vagas no ensino superior. Trata-se de consulta para os professores do segundo grau.

            Em uma época em que vimos parte da imprensa descambar para o sensacionalismo, é animador constatar que também se pratica o jornalismo construtivo, o jornalismo de serviços, o jornalismo educacional. A Folha Dirigida nos deixa nessa trajetória de 10 anos um exemplo a ser seguido por outros grupos jornalísticos. Nesse período circularam 37 milhões e 400 mil exemplares de jornais que trouxeram desde informações educacionais, alimentaram o debate educacional, até a divulgação de oportunidades no mercado de trabalho.

            Sabemos que um jornal não se constrói da noite para o dia. Ao contrário, é forjado na labuta paciente de cada edição. É sedimentado pelo zelo de cada notícia. É respeitado pelo cuidado de cada manchete. Sabemos que um jornal não cresce pela força do sensacionalismo. Ao contrário, é resultado do equilíbrio e do bom senso de sua linha editorial. É sustentado pela confiança da comunidade. É fortalecido pela sua independência, pela conduta ética, pela sua transparência e pelo seu compromisso com o bem comum.

            Por tudo isso a direção do Grupo Folha Dirigida está de parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/1995 - Página 1242