Fala da Presidência no Senado Federal

ASSOCIANDO-SE AS HOMENAGENS PRESTADAS AOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ASSOCIANDO-SE AS HOMENAGENS PRESTADAS AOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 26/04/1995 - Página 6238
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Antes de encerrar a sessão, devo, em nome da Mesa e como Presidente do Senado, congratular-me com a Rede Globo de televisão pelos seus 30 anos de trabalho em nosso País.

Desejo associar-me aos testemunhos e às manifestações de apreço e de elogio que aqui foram feitas a essa obra extraordinária que vem sendo desenvolvida pela Rede de Televisão Globo no País ao longo desses 30 anos.

O meu depoimento, sobretudo, é o do Presidente do Senado. O Senado tem sido parcimonioso em sessões dessa natureza no que se refere a instituições ou eventos. Muitas vezes temos feito em relação a pessoas, mas neste momento o Senado reúne-se para homenagear os 30 anos da Rede Globo. Tem uma simbologia muito grande essa homenagem.

Em primeiro lugar, trata-se de uma homenagem da Federação, de todos os Estados que representamos. Esta Casa tem uma profunda consciência da História. As nossas sessões, os nossos depoimentos ficarão em nossos Anais como um compte, um testemunho da vida dos nossos dias. Sem dúvida, ficará o testemunho deste tempo sobre o que foi para o País a Rede Globo nesses 30 anos.

Naturalmente, a televisão brasileira, a própria Rede Globo ao longo do tempo continuará no seu trabalho, no seu destino e no seu futuro. Mas o Senado da República, com essa consciência da História, hoje, nesta sessão, presta o testemunho da sua época que ficará nos nossos Anais como um depoimento dos nossos homens e do nosso tempo.

Mas falar da Rede Globo é falar sobretudo em um homem, na figura do Dr. Roberto Marinho, que dedicou toda a sua vida ao jornalismo. Acho que a parte mais importante e que mais o toca profundamente é ser chamado "o jornalista", porque foi o sentido do jornalismo, o gosto da notícia do repórter, como teve oportunidade de se referir um dos oradores, que fez com que ele caminhasse no terreno da imprensa escrita e depois recebesse os avanços da ciência nos meios de comunicação de massa e procurasse se afirmar como um dos homens mais importante deste século em nosso País.

É muito fácil, hoje, analisar o que aconteceu durante o tempo, identificar as correntes, as linhas, os acertos, os erros cometidos ao longo da construção da Rede Globo de Televisão. Mas é impossível deixar de analisar todos esse fatos sabendo que isso tudo foi fruto de uma liderança extraordinária de um homem que recebeu o jornal vinte dias após a morte de seu pai e da fundação de O Globo e o transformou em um dos maiores jornais do mundo. De um homem que, com a sensibilidade do jornalista e do comunicador que ele é, teve oportunidade de usar as novas técnicas de comunicação e transformar a Rede Globo numa das maiores redes de televisão do mundo, com alto padrão. Como aqui já se ressaltou, a Rede Globo é um testemunho dos avanços do Brasil no mundo inteiro.

Mas gostaria de ressaltar - estas são as últimas palavras com que encerro esta sessão - um traço fundamental na vida de Roberto Marinho e da Rede Globo. Todos sabemos do instrumento poderoso que hoje constitui a terceira cadeia de emissoras do mundo. Sabemos da potência de um jornal como O Globo. O Dr. Roberto Marinho, ao longo desse tempo em que construiu essa obra extraordinária, utilizou-a sempre, nos momentos mais difíceis deste País, em favor do Brasil. Como fui Presidente da República, posso dar este testemunho, com absoluta isenção, certo de que ele ficará nos Anais da Casa. Por este testemunho, poderei ser julgado ou discutido, mas o meu testemunho é este. Um instrumento da natureza da Rede Globo não poderia estar nas mãos de um homem que o utilizasse para interesses subalternos, que não tivesse o equilíbrio, o discernimento, o espírito público, o amor à notícia. O amor à notícia significa o amor ao fato. O amor à notícia leva à independência e ao equilíbrio. O amor à notícia leva a retirar dela a paixão para ficar localizado dentro dos fatos.

Este testemunho é o mais importante que devemos levar desta Casa política. Este poder de comunicação, de fazer e de destruir opiniões foi usado sempre em favor do Brasil.

Com a capacidade de formar equipes e reuni-las, ao longo desse tempo todo, em torno da TV Globo, colocou os seus filhos dentro do espírito de trabalho das suas próprias organizações, no batente diário da faina da notícia, capaz de transformá-los, também hoje, em homens que sabem que têm um compromisso com o Brasil, com o seu pai, com a sua História, com o seu destino.

É justamente nesse sentido que quero que o Dr. Roberto Marinho, herdeiro dessa tradição, desses princípios, dessa dignidade, desse trabalho, desse amor ao Brasil, leve a todos que dirigem a Rede Globo o apreço do Senado da República, representado pela Federação, pela voz de todos os Partidos, sem exceção.

Uma Casa de paixão desapaixonadamente se reúne para prestar uma homenagem a uma obra e a um homem, que é Dr. Roberto Marinho.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 26/04/1995 - Página 6238