Discurso no Senado Federal

CONTRARIO A PROPOSTA DO GRUPO DE REFORMA E DE MODERNIZAÇÃO DO SENADO FEDERAL, NA TRANSFORMAÇÃO DO CEDESEN EM INSTITUTO.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • CONTRARIO A PROPOSTA DO GRUPO DE REFORMA E DE MODERNIZAÇÃO DO SENADO FEDERAL, NA TRANSFORMAÇÃO DO CEDESEN EM INSTITUTO.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/1995 - Página 2159
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • OPOSIÇÃO, PROPOSTA, GRUPO, RESPONSAVEL, MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, SENADO, TRANSFORMAÇÃO, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DO SENADO FEDERAL (CEDESEN).

            O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de repetir as palavras que acabei de dizer ao Senador Renan Calheiros, particularmente: sou contra o projeto; quando perguntado a respeito, disse que era contra, disse que o considerava um absurdo; não usei a palavra "picaretagem". Conversei inclusive hoje com a jornalista para fazer a retificação, e ela reconheceu o erro, dizendo que eu não havia utilizado a palavra "picaretagem".

            Com relação ao mérito do projeto, sou contra, vou à Comissão e ao plenário debatê-lo, pretendo até apresentar um substitutivo, penso que não é atribuição do Senado Federal a criação de institutos e de escolas dessa natureza, julgo que é perfeitamente viável atender às preocupações desse projeto por meio de convênios com as próprias universidades. Considero que o projeto abre uma situação perigosa, na medida em que permite a contratação de serviços ou de pessoas por meio de serviços temporários, constituindo um processo de terceirização que vem acontecendo em diversas áreas da administração pública, que, na verdade, possibilita a má utilização dessas prerrogativas e, em função disso, neste plenário e na Comissão, vamos debater com relação ao mérito do projeto.

            Reafirmo que não utilizei a palavra "picaretagem". No entanto, da mesma forma que o Senador Renan Calheiros fez questão de registrar, instituto dessa natureza não existe em lugar nenhum do mundo. E eu queria lembrar um provérbio popular, que diz: "Aquilo que só tem no Brasil e não tem em qualquer lugar do mundo ou é jabuticaba ou é bobagem".

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/1995 - Página 2159